Saiba como foi o SPChat com o superintendente do Ipem-SP

Representante falou sobre trabalho conjunto com o Inmetro e fiscalização de produtos

qua, 03/02/2010 - 19h23 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 3, o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Fabiano Marques de Paula, esclareceu diversas dúvidas quanto às operações do instituto para fiscalização de produtos para o consumidor no SPChat.

Segundo o superintendente, o instituto trabalha junto com o Inmetro. “O Ipem-SP realiza aqui no Estado um trabalho de fiscalização, em convênio do Inmetro. Todos os produtos que precisam ser medidos pelo Inmetro, são fiscalizados pelo Ipem”, explicou.

Durante o bate-papo, Fabiano esclareceu as dúvidas quanto à verificação de produtos e instrumentos de medição, como o tacógrafo. “Dentro dessa nova frente de trabalho, o Inmetro estabeleceu uma lista de veículos que vão entrar na lista e o transporte escolar também vai entrar”, completou sobre a fiscalização do instrumento e de veículos transportadores.

Além de produtos vendidos ao consumidor, outra fiscalização abordada foi a de finalidade pública. “A administração pode solicitar o Ipem-SP para verificar os produtos. Nós temos dois exemplos de parceria do Ipem com o governo: a Secretaria Municipal de São Paulo nos contratou para verificar a qualidade da merenda escolar e também fomos contratados pela Fundação de Desenvolvimento para a Educação (FDE), do Governo de SP, para verificar as mochilas escolares”, ressaltou.

Questionado sobre o atendimento a outras regiões do Estado, sem ser a capital, o representante do Ipem-SP falou sobre os 13 escritórios regionais que se dividem basicamente nas 15 regiões administrativas de São Paulo. Quanto ao interior, outra questão levantada foi a doação de uma tonelada de alimentos que o instituto está fazendo a São Luiz do Paraitinga. Além disso, existe a constante doação de produtos reprovados a entidades sociais cadastradas previamente no www.ipem.sp.gov.br.

O superintendente também destacou o papel do próprio consumidor na verificação dos produtos. Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. Segundo Fabiano, se o denunciante quiser, o sigilo pode ser mantido.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo