Saiba como foi o papo com o secretário do Emprego no SPChat

Afif conversou com internautas sobre políticas para a área e programas já implantados

qua, 02/12/2009 - 16h58 | Do Portal do Governo

O secretário do Emprego e Relações Trabalhistas Guilherme Afif Domingos participou na tarde desta quarta, 2, de um bate-papo com internauta no canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, Afif falou sobre primeiro emprego, o Programa Estadual de Qualificação, crise econômica e outros temas. 

Os internautas enviaram muitas perguntas sobre como conseguir emprego, recolocação no mercado de trabalho e quais os mecanismos poderem ser usados para tal ação. O secretário citou o programa Emprega São Paulo, bastante conhecido da população paulista e que tem ajudado muitos desempregados a voltarem à ativa. “O Emprega São Paulo é simples. Todas as empresas que oferecem emprego e o trabalhador que procura cadastram-se pela internet. O sistema cruza os dados e avisa o cidadão, online ou via celular”, esclareceu Afif.

Além do programa citado, São Paulo também oferece o sistema do Termômetro Nacional do Emprego que pode ser um ótimo aliado do desempregado. “É um informativo a partir de dados do IBGE. Compilamos esses dados para dar a temperatura do emprego para as pessoas. O Termômetro é útil porque ele dá uma informação realista. Mas a verdadeira informação para entrar no mercado de trabalho é o Emprega São Paulo”, confirmou o secretário.

Outra preocupação dos participantes do bate-bapo é a qualificação, seja dos jovens ou daqueles que estão muito tempo sem passar por uma reciclagem. O secretário do Emprego evidenciou o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ). Nele, uma bolsa de R$ 210,00 é oferecida como ajuda de custo mensal em cursos – de três meses – nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança, atendimento ao cliente, entre outras, em todo o Estado, oferecidos pelas Etecs. Além, é claro das parcerias com o SENAC e os Senais. Em 2009 foram 40 mil vagas.

A idade é um tema que também foi bastante comentado. Muitos internautas queriam saber de soluções para a falta de contratação de pessoas com mais idade e também para os jovens que não conseguem entrar no primeiro emprego. Afif comentou sobre a falta de legislação para esses casos. “Nós devemos começar a mexer nisso. Fizemos um estudo que mostrou que a População Economicamente Ativa de jovens não vai crescer. O que mais cresce – e que vai dobrar de tamanho – são os idosos. Temos que começar a olhar sua oportunidade de permanecer no mercado. Precisamos de uma legislação especial de contratação de profissionais com mais idade para determinada função”, explicou.

A crise econômica mundial também não ficou de fora. Questionado sobre o quanto a crise teria influenciado o mercado no Estado, Afif comentou que, por conta desse momento ruim, não houve aumento na massa salarial e nem um aumento muito grande no número de empregos. Porém, segundo ele, “enquanto o País estava em crise, o que aconteceu com o Estado de São Paulo foi que o governador Serra fez a lição de casa nos primeiros anos (de mandato). Cortou despesa para poder fazer o Rodoanel, o Metrô, a malha rodoviária do inteior. Quando veio a crise, foi o ano em que o Governo de São Paulo mais investiu”.

*A integra da transcrição do bate-papo com o secretário Guilherme Afif Domingos estará disponível em breve no canal SPChat, no endereço http://chat.saopaulo.sp.gov.br. Já é possível assistir a conversa em vídeo no site.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo