Saiba como foi o papo com o secretário de Agricultura no SPChat

João de Almeida Sampaio Filho conversou com internautas sobre financiamento, etanol, chuvas e melhorias de produção

seg, 18/01/2010 - 18h03 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento João de Almeida Sampaio Filho participou na tarde desta segunda, 18, de um bate-papo com internauta no canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, Sampaio falou sobre contratação de novos funcionários concursados, financiamento agrícola, ações para reparo de estragos causados pelas chuvas nas zonas rurais e outros temas.

“Nós, através da Codasp, estamos fazendo um levantamento no município de Cunha para tentar melhorar as estradas, a condição do tráfego, inclusive para recompor as pontes caídas de maneira mais rápido possível.”, disse o secretário sobre o trabalho para minimizar os prejuízos causados nas cidades nas quais excesso de chuva vem provocando estragas na Agricultura. Sampaio também afirmou que está sendo analisada a possibilidade de algum sistema de financiamento de emergência que posso ajudar aos agricultores prejudicados.

Para os questionamentos dos internautas sobre o aumento de quadro de funcionários ligados à Secretaria de Agricultura, Sampaio informou que se pretende contratar mais pessoas que passaram em concursos e esperam ser chamadas. Porém, ainda não é possível prever quando isso acontecerá, pois segundo o secretário, está sendo realizado um planejamento para recompor o quadro de funcionários e após isso é que novas concursados serão admitidos. “Eu espero que as contrações ocorram ainda neste começo de ano”, afirmou.

Em 2010 passa a valer a lei que obriga as máquinas agrícolas que circulam pelas rodovias e pelas cidades a passarem por um emplacamento. Questionado sobre os custos que essa lei possa vir a trazer aos agricultores, Sampaio disse que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento fiscalizará os procedimentos e não deixará que novos impostos apareçam. “Essa lei não fará cobrança de IPVA, como nos carros. É apenas um procedimento de segurança porque estes veículos transitam nas cidades. Se tiver um custo elevado, pode ter certeza que eu vou ser o primeiro a gritar. Mais custo para a agricultura nós não queremos”, enfatizou o secretário.

Sobre o aumento do preço do etanol, Sampaio afirmou que embora o valor do combustível tenha realmente chegado a números acima do esperado, quem deve determinar a queda é o consumidor. Segundo ele, é do motorista o poder de fazer o preço baixar, deixando de abastecer com álcool, passando a usar gasolina. “Com isso, a tendência é que sobre etanol e o preço terá que diminuir. Força o usineiro a baixar o preço. E o consumidor já está fazendo isso, porque é ele quem tem a palavra final”, confirmou.

Questionado sobre o que pode ser feito para desenvolver a agricultura e a pecuária em cidades com menos de 50 mil habitantes, Sampaio apontou uma série de possibilidades. “Eu acho que todos esses municípios podem trabalhar com a diversificação da agricultura. Iperó, por exemplo, tem a possibilidade de trabalhar com pequenos animais, biotecnologia, agricultura orgânica. Biodiversidade, essências, isso tem um valor enorme e é muito pouco utilizado pelos produtores”, elencou o secretário.

* Já é possível assistir ao bate-papo com o secretário João de Almeida Sampaio Filho no link http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=5

Do Portal do Governo do Estado