Saiba como foi o papo com Bruno Caetano no SPChat

O secretário de Comunicação falou sobre uso de redes sociais e relacionamento com a população

qua, 09/12/2009 - 16h27 | Do Portal do Governo

O secretário de Comunicação Bruno Caetano participou na tarde desta quarta, 9, de um bate-papo com internautas no canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, Caetano falou uso de redes sociais, campanhas publicitárias e aproximação com a população.

Os internautas enviaram muitas perguntas querendo saber como funciona a Secretaria de Comunicação, sobre as campanhas de divulgação e principalmente sobre formas de se informar a respeito das ações do Governo. Caetano indicou os vários canais de comunicação do Governo do Estado de São Paulo com a população, entre eles, o Portal do Governo (www.saopaulo.sp.gov.br), onde estão publicadas reportagens sobre as atividades realizadas pelo governador José Serra e sua equipe.

“O governo tem, de fato, tentado incrementar a comunicação com os cidadãos. Eu destacaria as ações na internet. O chat é um exemplo. Toda semana a gente traz um secretário para prestar contas”, disse durante a conversa. Além do SPChat (http://chat.saopaulo.sp.gov.br), o Governo também tem perfil nas redes sociais Twitter (www.twitter.com/governosp), Flickr (www.flickr.com/photos/governosp), Youtube (www.youtube.com/governosp), Facebook (www.facebook.com/governosp) e uma comunidade para contato com internautas no Orkut, com o nome de Comunidade Governo de São Paulo (oficial). “A internet veio estreitar essa relação. Hoje, você consegue, por exemplo, conversar com o governador José Serra através do Twiter dele”, continuou o secretário.

Muitos internautas quiseram saber mais sobre o funcionamento da Secretaria de Comunicação. Caetano esclareceu que ela funciona basicamente a partir de duas estruturas. Um departamento de relacionamento com a imprensa, com duas grandes áreas, onde é feito o monitoramento da imprensa da capital e uma equipe que cuida especialmente dos órgãos de imprensa do interior. Além disso, há um outro departamento ligado à comunicação social, ao marketing, com pessoas cuidam do relacionamento com as agências de publicidade.

“A gente tem várias formas de comunicação interna também. Temos hoje uma relação muito intensa com os profissionais de comunicação de todo o estado. No que diz respeito ao relacionamento geral com os servidores, nós criamos uma Newslette e também uma revista – a SP Notícias – que é distribuída para um certo número deles”, acrescentou o secretário.

Caetano também falou sobre o novo projeto da secretaria para estreitar a proximidade entre população e Governo.  “Recentemente, a gente criou um produto novo, um veículo de comunicação. Nesta primeira fase, escolhemos 52 cidades do Estado, que são as maiores, e nelas estamos editando um boletim impresso informando sobre todas as ações do governo”, afirmou.

O secretário enumerou também algumas atividades realizadas fora do âmbito da internet. “O Governo tem feito ações diretamente nas escolas. Uma delas, junto com a Secretaria de Agricultura, fala sobre alimentos, mostrando quais são os mais saudáveis. Nós procuramos fazer campanhas não só na mídia paga, mas também nas escolas, Poupatempos, hospitais”, explicou Caetano. Além disse, também lembrou que o Governo tem outras formas de relacionamento, fora da internet. São as ouvidorias. Cada secretaria ou órgão público tem uma ouvidoria que pode ser acessada por telefone.

* Já é possível assistir ao bate-papo com o secretário Bruno Caetano no link http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=7

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo