Saiba como foi o bate-papo com o secretário de Esportes, Lazer e Turismo

Claury Silva falou sobre o Jori, a Copa de 2014, Virada Esportiva e divulgação do turismo paulista

qua, 10/03/2010 - 15h37 | Do Portal do Governo

O secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Silva, participou nesta quarta-feira, 10, de um bate-papo com internautas por meio do canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, ele falou sobre os Jogos Regionais do Idoso (Jori), a criação de áreas de esporte e lazer, a Copa 2014, a divulgação do turismo em São Paulo para outros Estados e a Virada Esportiva.

O Jori é o maior evento esportivo voltado para a terceira idade, com 13 modalidades, inclusive adaptadas para os atletas. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida, oferecer um estímulo para a prática de exercícios, adaptando atividades físicas com um clima de competição, mas também como uma forma de lazer voltado à saúde. “É um evento em conjunto com o Fundo de Solidariedade e as cidades sedes. São quase 20 mil atletas, divididos por oito regiões do Estado. Este ano começamos a edição 2010 em Pirassununga, com um show do cantor Daniel”, disse o secretário.

Sobre as perguntas a respeito de investimentos nos estádio paulistas para a Copa de 2014, o secretário afirmou que “o Governo não construirá estádios. A preocupação é com o legado. Não adianta construir estádios que ficarão sem uso”. Em seguida, Claury Silva elencou os valores já dispensados para as obras. “O Governo já investiu R$ 20,6 bilhões no Estado em infra-estrutura. Cerca de 15% do orçamento do Estado foi direcionada a obras, até a Copa serão investidos mais de R$ 33 milhões, voltados ao uso da população e não só para os que vão ver os jogos”, afirmou.

Os internautas também questionaram o secretário sobre a criação de novas áreas de esporte e lazer pelo Estado. Claury Silva explicou que “uma das coisas importantes nesses casos é que se tenha o conceito da prática de esportes, que envolve áreas em condições adequadas, material e pedagogia esportiva. O programa Infraestrutura Esportiva gera convênios e repassa recursos para as prefeituras construírem suas praças esportivas, pistas de skate, etc. As propostas e prioridades de cada municipio são discutidas e o Governo passa a ser parceiro de cada um para resolver essas prioridades”. Há mais de 300 obras em andamento atualmente na Secretaria.

Quando o assunto passou para a área do Turismo, os internautas comentaram que vêem muita publicidade de outros Estados em São Paulo, mas que não vêem São Paulo sendo divulgado da mesma forma. Claury Silva esclareceu que “São Paulo é o maior emissor e receptor de turistas. Todos os outros destinos vêm buscar nossos turistas, lançando seus programas, trazendo todo seu aparato de marketing. São Paulo tinha uma vedação constitucional, proibindo a divulgação fora do Estado. Uma PEC, de autoria da frente parlamentar de apoio ao Turismo, que modificou este quadro. Hoje não há mais esse impedimento. Já estamos nos preparando para fazer essa divulgação. O Estado tem um turismo ecológico muito importante, temos as melhores estradas, ou seja, uma infraestrutura importante para atrair turistas”.

E finalizando o bate-papo, o secretário falou sobre a importância da Virada Esportiva: “Ela tem o papel de estimular a prática de exercícios. Foi uma criação do governador José Serra, quando ainda era prefeito. A Virada propõe 24 horas de ação, com brincadeiras, esporte, atividades, etc. Nós levamos isso para o interior, até para municípios com pequeno número de habitantes, contemplando 10% da população para as atividades. Ela é feita para todas as idades, com várias modalidades esportivas. Alguns municípios foram muito criativos, criando modalidades como o “futebol de pijamas”.

Para conferir a íntegra do bate-papo, acesse http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=14

Do Portal do Governo do Estado