Saiba como foi o bate-papo com o diretor-presidente do IPT

João Fernando Gomes de Oliveira falou sobre as ações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

qua, 24/03/2010 - 16h51 | Do Portal do Governo

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, João Fernando Gomes de Oliveira, participou nesta quarta-feira, 24, de um bate-papo com internautas por meio do canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, ele falou sobre as ações do IPT, do futuro Laboratório de Bionanotecnologia, a expansão das unidades do Instituto e suas especialidades.

O IPT comemorou 110 anos no ano passado e fazem parte de suas ações fatos marcantes no Estado. “Os primeiros carros a álcool nasceram no IPT, por exemplo. O Instituto marca a história de São Paulo, pois permitiu que saltos tecnológicos se tornassem realidade. Agora ele pode expandir seu desenvolvimento para áreas em que ainda não há necessidade, passando a ser um demandante de tecnologia. O IPT participou de uma formação tecnológica da história”, afirmou o diretor-presidente.

Sobre o Laboratório de Bionanotecnologia, que terá 8 mil metros quadrados e ficará na unidade da Cidade Universitária, João de Oliveira disse que a previsão de término das obras é o mês de outubro. “É uma construção especial, um investimento total de mais de 40 milhões. As áreas vão desde bioprocessos até microsistemas (máquinas minúsculas). Hoje, cada celular possui uma câmera, bússula, antena de GPS, acelerômetro. Cada vez mais teremos micromáquinas. Também desenvolveremos processos industriais químicos”, explicou o diretor-presidente do Instituto.

A expansão das unidades do IPT é de interesse do Instituto, tanto que em 2009 foi aberta uma em São José dos Campos, focado na indústria de aviação. Os novos componentes que serão desenvolvidos ali, devem aumentar a capacidade de suportar pressão nas aeronaves, implementando um novo conceito de transporte com materiais compostos. “O investimento é de R$ 50 milhões. Planejamos mais uma unidade para a pesquisa de biomassa, produzindo novos materiais, como polímeros, combustíveis, etc. A unidade será em Piracicaba”, afirmou João de Oliveira.

Sobre as especialidades do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, João Oliveira foi enfático em afirmar que criar um foco em uma única área não é prioridade e nem interessante aos estudos da instituição. “A diversidade de áreas é que faz com que encontremos possibilidades entre elas. O IPT sempre se molda para atender as necessidades da sociedade. O IPT é especialista em química, engenharia e geologia, e tudo que há dentro disso”, explicou.

Para conferir a íntegra do bate-papo, acesse http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=16 

Do Portal do Governo do Estado