Saiba como foi o bate-papo com o diretor-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento

Milton Luiz de Melo Santos falou sobre as ações da Agência de Fomento, linhas de crédito e as formas de obter financiamento

qua, 17/03/2010 - 17h18 | Do Portal do Governo

O diretor-presidente da Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, participou nesta quarta-feira, 17, de um bate-papo com internautas por meio do canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, ele falou sobre as ações da agência, linhas de crédito, as formas de obter financiamento e as vantagens que eles proporcionam.

A Agência de Fomento Paulista já tem um ano e é uma instituição de desenvolvimento e sua forma de operar e chegar até os clientes – pessoas jurídicas – é por meio das parcerias com entidades de classe. “São essas parcerias que fazem com que ela consiga alcançar as diversas regiões do Estado”, afirmou o diretor-presidente.

Sobre as vantagens de se obter um financiamento com a Nossa Caixa Desenvolvimento, Melo afirmou que a primeira é o custo financeiro, uma vez que é sempre mais baixo do que o encontrado em instituições tradicionais. “Nosso papel é alocar recursos em condições mais compatíveis, pois meu objetivo não é apresentar lucro. Nossa missão é alocar de forma racional os recursos para que gerem renda. Não temos conta corrente, não recebemos depósito. Trabalhamos por TED ou DOC (transferências bancárias eletrônicas de nossa conta para a conta do cliente”, explicou.

O diretor também falou sobre as linhas de crédito e sobre o foco naquelas com cunho sustentável. “Nós lançamos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente,  a chamada Linha Verde, para financiar projetos ligados à sustentabilidade, à redução dos gases do efeito estufa”, afirmou ele. “No ano passado, foi promulgada a Politica Estadual de Mudanças Climáticas, que define a redução de emissões do Estado em 20%. O governo, por meio da Agência de Fomento, lançou essa linha, na qual toda e qualquer empresa que tenha a emissão dos gases em seus processos, possa utilizar o financiamento para reduzir suas emissões”, esclareceu Melo, lembrando que a Nossa Caixa Desenvolvimento tem como foco as pequenas e médias empresas.

Sobre como conseguir um financiamento, Melo deu algumas dicas de como o processo de aprovação se desenvolve. “O interessado deve nos encaminhar uma carta consulta, com os dados da empresa, indicando qual o projeto que se pretende implantar. Seja um simples filtro para diminuir a poluição ou se será construída uma unidade inteira, etc. Iremos analisar a carta e responder se está enquadrada na linha de financiamento. Depois, o projeto deve ser apresentado”, informou. Em seguida, o projeto passa por uma nova análise e “com a aprovação, faremos a verificação da viabilidade econômica, se a empresa tem as condições de pagar o financiamento no prazo” e então fecha-se o empréstimo.

Para conferir a íntegra do bate-papo, acesse http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=15

Do Portal do Governo do Estado