Saiba como evitar as crises de asma no verão

Variações de temperatura provocadas pelo uso do ar condicionado aumentam as chances de inflamação dos brônquios; veja os conselhos

dom, 15/02/2015 - 10h04 | Do Portal do Governo

No calor, as crises de asma podem ser mais frequentes devido ao uso do aparelho de ar condicionado nos ambientes. As variações de temperatura aumentam as chances de inflamação dos brônquios. “A explicação é que, no calor, muitas vezes, temos diminuição da umidade relativa do ar e maior concentração de poeira e demais poluentes atmosféricos, o que pode causar crises de asma”, afirma a diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Castellano.

Para evitar as crises, recomenda-se cuidados comuns a qualquer pessoa que pratica ou não atividade física: tomar bastante água para hidratar, evitar exposição ao sol em horários de muito calor e manter alimentação indicada para a estação. Usar roupa arejada para fazer exercícios físicos e tomar os medicamentos na quantidade e horário prescritos pelo pneumologista também são dicas a serem seguidas.

A asma é uma doença respiratória que se caracteriza pela inflamação que estreita os brônquios e dificulta a passagem do ar. No Brasil, cerca de 10% da população, como no mundo todo, são asmáticos. A doença tem caráter genético e não tem cura, mas as crises podem ser controladas com o uso de medicamentos. Os tratamentos convencionais incluem broncodilatadores e corticóides inalados, além de evitar a exposição aos alérgenos ambientais.

Do Portal do Governo do Estado