Entenda como e por que higienizar os brinquedos das crianças

Limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos objetos

dom, 23/06/2019 - 11h33 | Do Portal do Governo

Os brinquedos das crianças estão sempre propensos a sujeiras e bactérias. Isso porque elas costumam levar os itens para lá e para cá, seja no chão, no carro, na escola ou no jardim. O ciclo pode trazer riscos aos pequenos, que não diferenciam os objetos limpos ou sujos e acabam suscetíveis à doenças e infecções.

Para o pneumologista Gustavo Prado, “quem tem alergia ou asma deve ter poucos enfeites, carpetes, cortinas e brinquedos de tecido em casa, pois esses materiais acumulam poeira”, explica.

Por isso, é importante lembrar de higienizar os brinquedos a cada 15 dias, evitando complicações para a saúde. A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente.

Uma boa dica é convidar a criança para participar da higienização, assim, é possível ensinar sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences.

“Antes de mais nada, é preciso que o produto respeite regras básicas de segurança. Dessa forma é possível comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar a saúde em risco”, afirma o médico Sérgio Sarrubo.

Saiba como higienizar os diferentes tipos de materiais:

Plástico ou borracha

Coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.

Brinquedos com apito (exceto eletrônicos)

Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, porque podem parar de fazer barulho.

Metal

É preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.

Brinquedos de banho

Para evitar mofo e fungos, após o banho, seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.

EVA

Utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem, de preferência ao sol, para evitar manchas e fungos.