Sai o primeiro licenciamento de uma empresa de Limeira pelo Portal Poupatempo do Empreendedor

Licenciamento pode ser feito pela internet por empresas de baixo risco das cidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Limeira, Piracicaba, Santos e São José dos Campos

qui, 20/05/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O primeiro licenciamento completo de uma empresa de Limeira pela internet, por meio do Portal Poupatempo do Empreendedor (www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br), foi realizado na última quinta-feira, 13 de maio.

O contador Marcelo Bueno fez o licenciamento para uma imobiliária que funciona no Centro da cidade. Ele afirma que o procedimento foi bastante simplificado. “Com poucas informações, conseguimos o licenciamento completo. Saiu na hora”. Antes do Poupatempo do Empreendedor, Bueno demorava de 120 a 150 dias, em média, para fazer o procedimento – “mesmo em casos de empresas de baixo risco”, enfatiza o contador.  

O Poupatempo do Empreendedor entrou no ar dia 30 de março deste ano e é gerenciado pelas secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e de Gestão Pública. O processo é feito por meio do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que está integrado ao portal.  

“O município é a porta de entrada das demandas da população e, por isso, precisa ter instrumentos para atendê-las, como o Poupatempo do Empreendedor”, afirma o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá.

O licenciamento é o maior obstáculo para a legalização completa das empresas. Pelo Poupatempo do Empreendedor, pode ser feito inteiramente pela internet por empresas de baixo risco (75% dos casos) das cidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Limeira, Piracicaba, Santos e São José dos Campos. Para os demais municípios paulistas, o serviço será disponibilizado nos próximos meses.      

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho