Sai o edital de eletrificação do Corredor ABD

Com as obras, todo o sistema será operado por trólebus, uma tecnologia totalmente limpa

qui, 26/02/2009 - 19h13 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP publicou no último sábado, 21, o edital para contratação de empresa especializada para as obras de instalação da rede aérea eletrificada no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), o que viabilizará a operação total do sistema com a tecnologia trólebus (ônibus elétrico). As intervenções serão feitas no trecho de 11 quilômetros entre o Terminal Piraporinha, em Diadema, e o Terminal Jabaquara, em São Paulo.

Com as obras, o corredor, considerado pela comunidade técnica como um dos mais expressivos investimentos em sistemas de transporte público de média capacidade no Estado de São Paulo, será totalmente eletrificado, pois o trecho de 22 quilômetros entre os Terminais São Mateus e Piraporinha já é operado por trólebus.

A empresa ou consórcio vencedor da licitação pública executará as obras civis, montagens e serviços necessários para a instalação das redes elétricas de contato e de alimentação e estações retificadoras completas, testadas e em condições de receber os veículos trólebus para operação comercial. Assim, também fica a cargo do vencedor do certame a instalação de canteiro de obras e apoio técnico, execução de desvios de tráfego e sinalização viária, de controle tecnológico, ambiental e de qualidade dos serviços.

As obras, cujo custo estimado é de R$ 19,4 milhões, devem começar no primeiro semestre deste ano e o prazo de execução previsto é de 10 meses, a contar da data de emissão da ordem de início.  

As próximas etapas para aprimorar a operação do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) serão a repotencialização da rede já existente e a eletrificação do futuro Corredor Diadema – São Paulo (Brooklin).

Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara)

Inaugurado em 1988, o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) é referência nacional e internacional em sistemas de transporte público de média capacidade.

Gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, desde 1997 o sistema foi objeto de concessão e hoje é operado pela Concessionária Metra.

O Corredor ABD é efetivamente metropolitano, pois começa e termina na capital paulistana, passando por quatro outros municípios da Grande São Paulo: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Integra-se, ainda, com outros sistemas de transporte público em diversos pontos: ônibus municipais, ônibus metropolitanos, trens metropolitanos e metrô, desempenhando, assim, importante papel na estruturação do transporte coletivo na metrópole.

O projeto foi desenvolvido na década de 80, incorporando tecnologias então inovadoras: trólebus de última geração desenvolvidos especificamente para o empreendimento, estações de parada e terminais com novos conceitos arquitetônicos, bilhetagem magnética, etc.

Atualmente operam no corredor cerca de 230 ônibus distribuídos em 13 linhas que atendem, em média, 5 milhões de passageiros por mês. Dessa frota, 78 veículos são trólebus modernos com dispositivos para a acessibilidade: 21 são de piso baixo (low floor, 1 com piso dianteiro rebaixado (low entry), 46 Padron e 10 articulados.  No futuro, o Corredor ABD, mais uma vez, incentivará o uso de uma das tecnologias mais limpas para o transporte público.

A tecnologia trólebus

Os benefícios do uso do trólebus no transporte público são diversos, a contar pela contribuição ao meio ambiente com a redução em 100% das emissões de gás carbônico e da poluição sonora, além de propiciar mais conforto aos usuários com veículos mais modernos.

Esta tecnologia é ideal em via totalmente exclusiva para circulação de ônibus, como a do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), pois a rede aérea limita a mobilidade do veículo em vias comuns.

Da EMTU/SP