Safra paulista tem produção recorde de trigo

O destaque é o crescimento das áreas de feijão, milho e soja

qua, 29/10/2008 - 9h33 | Do Portal do Governo

O primeiro levantamento para a safra agrícola 2008/09, plantio das águas, indica a provável área a ser plantada, em hectares, pelos agricultores paulistas. É apontado um acréscimo de 4,4% comparativamente ao ano agrícola 2007/08, totalizando 1,4 milhão de hectares para sete culturas, ante 1,3 milhão de hectares da safra passada. O destaque é o crescimento das áreas de feijão, milho e soja.

É o que aponta o levantamento de safra realizado durante o mês de setembro pelas equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O plantio de feijão das águas obteve um considerável aumento de ocupação em torno de 32,3% a mais, totalizando 85,3 mil hectares. O incremento pode ser explicado, principalmente, pelo aumento da demanda, o que fez com que o preço da saca de 60 quilos de feijão carioquinha em São Paulo quase dobrasse, estimulando os produtores a aumentar a área plantada com o produto.

A intenção de plantio da área de milho (safra de verão) é 4,8% superior nessa safra, apontando para uma área em torno de 685 mil hectares. A perspectiva de boas condições climáticas para o desenvolvimento da cultura, a elevação do dólar e os bons preços praticados no mercado externo explicam esse expressivo acréscimo. A cultura irrigada permaneceu com valores muitos próximos aos apresentados ao final da safra passada, ocupando 35,2 mil hectares no Estado.

Para a área de soja (safra de verão), há expectativa de um crescimento na área ocupada com a cultura de 2,1%, comparando-se à safra passada. A soja deve ocupar cerca de 464,9 mil hectares.

Amendoim das águas – As perspectivas para a safra 2008/09 de amendoim das águas apontam redução de 3,4% na área, devendo chegar a 63,8 mil hectares. A falta de chuva atrasou o início de plantio e acabou por estabelecer o recuo do plantio em algumas áreas de renovação de canaviais, por conta do ciclo de produção do amendoim. Entretanto, os volumes de exportação têm se mantido, incentivando os produtores a expandir a área, o que poderá reverter o quadro atual.

Arroz – No cultivo de sequeiro, várzea e irrigado, a área plantada apresenta redução de 1,2% na intenção de plantio, cedendo área principalmente para as culturas do milho e da soja, ficando em 20,4 mil hectares.

As outras culturas da safra das águas são algodão e batata das águas.

O levantamento a ser realizado no campo em novembro, referente ao ano agrícola 2008/09, deverá caracterizar melhor o quadro da agricultura paulista, com as primeiras informações de produção e produtividade para as culturas.

Informações completas no site www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento