Saem os vencedores da Jornada de Matemática

A equipe de uma escola do município de Caieiras foi a campeã

qua, 05/12/2007 - 15h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação divulgou na tarde desta quarta-feira, 5, o nome de cinco alunos vencedores da final da 1ª Jornada de Matemática, realizada nesta manhã na capital. A equipe campeã é formada pelos estudantes Bruna Silva, Luiza Araújo, David da Silva, Jefferson Alves Rodrigues e Victor Hugo dos Santos. Todos matriculados na Escola Estadual professor Paulo Carsdoso de Azevedo, do município de Caieiras.

O quinteto participou de uma das mais importantes jornadas educacionais já realizadas no Brasil. Após disputa acirrada com 83.360 estudantes de 4ª série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, eles integravam uma das seis equipes finalistas.

“Fazer uma competição, uma coisa bem humorada, mobilizando centenas de escolas é uma boa para estimular a formação em matemática”, disse o governador José Serra, na abertura dessa etapa final da jornada, ressaltando a importância que essa disciplina, juntamente com a de português, tem para o desenvolvimento do aluno em outras disciplinas e mesmo na vida cotidiana.

Por isso, enfatizou Serra, investir em ações para reforçar o aprendizado nessa etapa da vida escolar do aluno é essencial para garantir o aprendizado futuro. “O aluno que não é bem formado no começo não faz bem o segundo ciclo do Ensino Fundamental, não faz bem o Ensino Médio, e vai ter dificuldades com a universidade e com o ensino técnico”, afirmou Serra.

A Jornada de Matemática encerrada hoje foi disputada apenas por estudantes da Capital e da Grande São Paulo. Mas Serra adiantou que a competição deve ser feita, numa segunda etapa, entre alunos das escolas estaduais do Interior. Depois, os vencedores da Capital e Grande São Paulo farão uma espécie de grande final com os vencedores do Interior.

Serra lembrou ainda que o governo paulista vem adotando outras medidas para garantir o aprimoramento do Ensino Fundamental, como ter duas professoras em cada sala de aula, o currículo e a reposição de aulas. Segundo ele, essas e outras ações vão aumentar muito o rendimento dos alunos no futuro. “Mas estamos trabalhando também com os alunos que estão em séries mais adiantadas, para fazer esse estímulo. Em eventos como esse, é possível ver como a garotada fica entusiasmada com tudo isso”, afirmou Serra.

1ª Jornada de Matemática

É a primeira vez que São Paulo organiza uma “competição” entre alunos para ensino de matemática. Movimentaram-se 27 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, 501 escolas, 2084 classes de 4ª séries do Ciclo I e 83.360 alunos. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos com mais e menos dificuldades em matemática.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Em todas as 27 regiões foram realizadas seletivas da Jornada, durante todo o ano. Os cinco alunos da equipe vencedora receberão um computador, um acervo de livros e um passeio cultural. Estes dois últimos serão, também, para o respectivo professor-orientador durante toda a jornada.

 A escola da equipe vencedora receberá uma copiadora e material de recreação para uso dos alunos. As seis equipes finalistas e os respectivos professores-orientadores receberão menção honrosa e serão contempladas com acervo de livros e um passeio cultural.

Vencedores

Já os cinco alunos vencedores da equipe laranja receberam um computador cada, um kit com dez jogos, um baú de livros e um jogo de pincéis e tintas. A professora da equipe ganhou um kit de livro de jogos. Além disso, eles foram contemplados com uma placa de ouro. As demais equipes receberam a placa de prata e todas foram consideradas vencedoras.

Mas não é só: na sexta-feira, os alunos participantes terão como prêmio um passeio cultural que inclui visitas ao Palácio dos Bandeirantes e à sede da TV Cultura.

“As outras equipes eram tão rápidas quanto a nossa”, comentou o estudante Victor Hugo. Sua colega de equipe, Bruna Silva, entregou o segredo da vitória:  “Todo mundo se esforçou muito”, resumiu ela.

O estudante Jefferson contou que, para entrar na competição, estudou com o irmão e chegou a acreditar que não conseguiria vencer. “Quase perdemos no final porque ficamos nervosos”, confessou. “Fiquei surpresa com a vitória, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer no stop”, afirmou a pequena Luiza. Ela se refere à última prova da competição que consistia em realizar numa tabela uma série de cálculos. A equipe que conseguisse terminar de preencher a linha da tabela com resultados dos cálculos deveria gritar stop, encerrando a atividade. Na avaliação, os professores levavam em conta os resultados corretos.

Cintia Cury com Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)