Sacolinha conta como a leitura salvou sua vida, no “Provocações”

O escritor para conta Antônio Abujamra que descobriu a literatura no trem

seg, 05/01/2009 - 19h45 | Do Portal do Governo

O programa Provocações, apresentado por Antônio Abujamra na TV Cultura, recebe na sexta-feira, 09, a partir das 22h10, o escritor e agitador cultural Ademiro Alves, o Sacolinha.

Foi em um trem entre a cidade de Suzano e São Paulo que Sacolinha descobriu a leitura. Segundo ele, na viagem de trem ou você conversa sobre novela, ou sobre futebol, ou dorme, ou lê. Então, começou com uma leitura mais simples depois de roubar o livro do tio, “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos. Daí para frente não parou mais. Começou a escrever e montar inúmeros eventos de incentivo à leitura, até ser considerado o escritor da periferia com mais estilo.

No entanto, ele afirma que é um dos seres humanos mais contraditórios da face da Terra. Até então não lia nenhum clássico da literatura brasileira: “pra mim era sinônimo de livro chato”. Depois disso, diz que se não fosse a leitura talvez tivesse até cometido suicídio.

Em relação à sua cidade, dizem que lá só há uma comunidade japonesa e um forte cheiro de celulose. Sacolinha concorda, mas diz que também há muitos negros e que, quando os fiscais não estão presentes, Suzano cheira a flores. E quanto ao seu trabalho, diz ser de Suzano para o mundo, não de Suzano para Suzano. Sacolinha ainda fala sobre seu livro “85 letras e um disparo” e Antônio Abujamra pergunta: “as letras são suas, mas e o disparo?”.

Da Fundação Padre Anchieta