Sacada de onde o papa irá acenar em SP deve ser blindada

Responsáveis pela visita estudam em conjunto a possibilidade de blindar a sacada para garantir mais segurança ao pontífice.

qui, 19/04/2007 - 17h47 | Do Portal do Governo

do Agora

A sacada do Colégio de São Bento (centro de SP), de onde o papa Bento 16 acenará para os fiéis, poderá ser blindada. Os responsáveis pela visita, que incluem o Vaticano, a Polícia Federal e a Arquidiocese de São Paulo, estudam em conjunto a possibilidade de blindar a sacada para garantir mais segurança ao pontífice.

Ele e sua comitiva desembarcarão, no dia 9 de maio, no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), de onde seguirão para o Campo de Marte (zona norte). De lá, num papamóvel também blindado, ele irá para o Mosteiro de São Bento. Da sacada do colégio, abençoará os fiéis. A decisão de blindar ou não o local ainda não está definida.

Os homens que estarão mais perto do papa, durante a sua visita ao Brasil, serão quatro policiais federais brasileiros e quatro guardas suíços, todos armados. O delegado Luiz Flávio Trivella, chefe da segurança de dignitários da Polícia Federal, será um dos policiais que, com os outros sete homens, se posicionará de uma maneira que forme um losango ao redor do papa. Um policial federal e um guarda suíço ficarão em cada uma das quatro pontas.

Outros 26 policiais federais, sendo oito motoristas, ficarão no entorno, também cuidando da segurança. Outros 30 policiais federais irão a Aparecida (167 km de SP). No total, serão mobilizados cerca de 500 policiais. Muitos estarão com detectores de metal.

“Ninguém vai chegar perto do papa, a não ser que ele queira”, afirmou Trivella, que organizou a segurança durante as visitas do presidente norte-americano, George W. Bush, do líder religioso Dalai Lama e do ex-presidente dos EUA Bill Clinton.

Além dos policiais federais e da guarda suíça, a segurança do papa em sua visita a São Paulo será feita também por cerca de 3.000 soldados do Exército e por policiais militares e civis. O efetivo total pode chegar a 7.000 homens.

Os soldados do Exército estarão armados com fuzis, pistolas e armas não-letais, como bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

(M.S.)