Sabor da colheita dá início à safra 2013 de café do Estado

Estado é o terceiro maior produtor de café do Brasil, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento

qui, 23/05/2013 - 18h13 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado dará inicio simbólico a colheita da nova safra de café, amanhã, 24, com a 8ª edição do “Sabor da Colheita do Café”, promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O evento será no Instituto Biológico, localizado na Vila Mariana, que abriga o único cafezal da cidade.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Realizado desde 2006, o objetivo é trazer para a metrópole um pouco da rotina das fazendas. O local abriga mais de 1,5 mil pés de cafés e cultiva grãos das variedades Mundo Novo e Catuaí, em uma área de 10 mil metros quadrados. Este ano, o café do Biológico receberá a recertificação de qualidade da norma internacional UTS, um dos principais programas de certificação do café no mercado internacional.

São esperados baristas, cafeicultores, representantes de cooperativas, de cafeterias e de indústrias, além de apaixonados por café. Os participantes poderão de usar os tradicionais chapéus, peneiras e balaios, e com orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, vivenciando uma experiência única. Todo o café colhido durante o evento será processo e doado ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.

Além disso, a programação também conta com atividades, como a demonstração de como fazer um bom café em casa, e também da operação de máquinas, como a derriçadora portátil, equipamento doado ao Instituto pela Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca, e o despolpador, que retira a casca do grão para secagem, doado pela empresa Pinhalense.

SERVIÇO
“Sabor da Colheita”
24 de Maio, às 9h
Instituto Biológico – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo

Do Portal do Governo do Estado