Sabesp vence primeira licitação internacional

Empresa prestará consultoria no Panamá

ter, 22/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) venceu no Panamá a sua primeira licitação no exterior. A empresa atuará  como consultora em um programa de uso racional de água e na implantação  de um novo modelo de gestão comercial e operacional da Idaan, companhia responsável pelo saneamento das províncias centrais daquele país. Outras ações também serão desenvolvidas. O contrato tem validade de três anos e valor de US$ 8,8 milhões. A Sabesp é a primeira empresa do segmento no País a vencer uma concorrência internacional. 

A Sabesp atuará em conjunto com a Latin Consult. O consórcio já havia vencido a primeira fase da licitação, destinada à avaliação técnica e que possuía peso de 80% na avaliação. Na abertura das propostas comerciais, voltou a ficar em primeiro lugar. Companhias americana e italiana também estavam na disputa.

A próxima etapa, a de negociação, deverá acontecer nos próximos dias, quando a Sabesp e a Latin Consult terão de ratificar as propostas apresentadas. Os trabalhos devem começar em dezembro.

Essa é a segunda concorrência disputada pela Sabesp. A primeira ocorreu em território nacional e a empresa também foi vencedora, quando, em um consórcio com a OHL, passou a atuar nos serviços de intercepção, afastamento e tratamento do esgoto de Mogi Mirim. 

Expansão 

A prestação de serviço fora de São Paulo foi permitida após a aprovação da lei estadual 12.292/2006. Amparada por essa e por outra lei – a 1.025/2007 – que possibilitou à empresa atuar nas áreas de drenagem, limpeza urbana e manejo de resíduo sólidos, a Sabesp tem desenvolvido um plano consistente de expansão.

A companhia tem assinado convênios de cooperação com nove concessionárias do seu segmento. Além da troca de conhecimento, esses acordos possibilitam que, mais tarde, contratos possam ser fechados. Foi o que aconteceu com a Cesan, do Espírito Santo, que adquiriu um software para a automação dos sistemas produtores de água de dois municípios capixabas, e a Casal, de Alagoas, que contratou a Sabesp para a aplicação de um programa de redução de perdas d’água. 

Além dessas companhias, a Sabesp possui termos de cooperação técnica com as concessionárias da Paraíba (Cagepa), Rio Grande do Sul (Corsan), Santa Cararina  (Casan) e Distrito Federal (Caesb). Fora do País, tem acordos com a  AYA,  da Costa Rica, a espanhola Agbar, e com a Mekorot, de Israel. Além disso,  a  empresa já tem assinado protocolos de intenções para implantar e operar  aterros  sanitários em São João da Boa Vista, Lins e Itapecerica da Serra.

Da Sabesp