Sabesp vai soltar 2 mil peixes em comemoração ao dia do rio Paraíba do Sul

Dia do Rio Paraíba do Sul foi criado pela Lei Estadual 12.094, de 11 de outubro de 2005

qui, 22/09/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada 23/09, às 10h)

Pescadores, funcionários da Sabesp e um grupo de estudantes soltaram dois mil peixes no Paraíba, na quinta-feira, 22, em comemoração ao Dia do Rio Paraíba do Sul. Os peixes, das espécies piabanha e lambari, foram doados pela CESP e soltos em trecho do rio no município de Tremembé, próximo à ponte sobre o Paraíba. O local fica a 200 metros da cabeceira da ponte, na margem esquerda do rio, com acesso pela Rodovia Pedro Celeste, km 4,8.

A soltura dos peixes simbolizou o principal ganho ambiental obtido com o tratamento dos esgotos. Em menos de dois anos, os índices médios de coleta e tratamento de esgotos nas 24 cidades operadas pela Sabesp no Vale do Paraíba aumentaram para 85% e 87,6%, respectivamente, com a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Taubaté/Tremembé e da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Vidoca, em São José dos Campos.

Como consequência, o oxigênio dissolvido nas águas do Paraíba aumentou e em 2011 alcançou níveis acima de 5 miligramas por litro – condição para que os peixes sobrevivam – em todo o trecho de São José dos Campos a Queluz, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

O Dia do Rio Paraíba do Sul foi criado pela Lei Estadual 12.094, de 11 de outubro de 2005. Além da CESP, a soltura dos peixes no rio contou com o apoio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Polícia Ambiental e Prefeitura de Tremembé.

Comemorações

Durante as comemorações do Dia do Rio Paraíba do Sul e do Dia da Árvore, 21, a Sabesp também apoiou eventos promovidos pelas prefeituras de Pindamonhangaba, Taubaté e Lorena, Movimento Nascentes do Paraíba, Associação de Canoagem de Pindamonhangaba e Exército Brasileiro.

Programação do Dia 25

Taubaté: corrida de encerramento da programação do Dia da Árvore e do Dia do Rio Paraíba do Sul. Os corredores receberão água da Sabesp nos postos de hidratação. Às 9h.

Da Sabesp