Sabesp vai incrementar sistemas de saneamento em presídios

É o que prevê protocolo assinado entre a empresa e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

seg, 21/01/2008 - 18h10 | Do Portal do Governo

Melhorar as condições de vida  dos presídios paulistas. Este foi o objetivo principal do protocolo assinado na quinta-feira, 17, pela Sabesp e pela Secretaria Estadual  da Administração Penitenciária. Numa cerimônia realizada no auditório da Sabesp, encontraram-se o secretário estadual, Antônio Ferreira Pinto; o secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo; o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira; o diretor de Sistemas Regionais, Umberto Semeghini; o diretor da Metropolitana, Paulo Massato; e, representando as lideranças municipais, o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe; além dos prefeitos de Francisco Morato, Paraguaçu Paulista e Hortolândia.

Logo no início Gesner Oliveira lembrou que um dos papéis mais importantes a ser desempenhado pela Sabesp é o de agente de desenvolvimento e, nesse sentido, levar melhores condições de vida para a população carcerária é um trabalho da maior relevância. O presidente agradeceu  a todos os gerentes envolvidos na elaboração do protocolo e destacou que a metodologia utilizada garantirá um atendimento qualificado aos presídios.

Semeghini destacou que todo esforço será feito para melhorar ainda mais a distribuição de água e a coleta de esgotos nos institutos prisionais do Estado. Segundo ele, essa iniciativa do governo está alinhada com o que se faz de mais moderno no mundo em termos de gestão integrada entre empresa e administração pública.

Já o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, destacou que embora a cidade não seja operada pela Sabesp, a empresa está muito presente em toda a região leste da Grande São Paulo prestando os melhores serviços a milhões de pessoas. “Minhas ligações com a Sabesp datam da época de quando exerci meu mandato de deputado e continua agora que estou à frente da prefeitura de Mogi”.

Falando em nome da secretária Dilma Penna, Ricardo Toledo lembrou que o trabalho em equipe do governo Serra está mostrando resultados e ressaltou  a importância de uma administração trabalhar de forma integrada. “Não basta a competência individual dos profissionais das equipes, o importante é que todos estão trabalhando num conjunto harmônico”.

Após a assinatura do convênio, tomou a palavra o secretário da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto. Ele a chamou atenção para  a situação difícil de vários presídios estaduais, como o de Casa Branca, Pacaembu, Iperó, Franco da Rocha, Osasco, Presidente Venceslau, entre outros. Lembrou que em muitos dessas prisões, o abastecimento de água ainda deixa a desejar, o que colabora para denegrir a qualidade de vida dos apenados. “Alguns desses municípios são duplamente penalizados, uma vez que contam com um equipamento nada agradável em seus limites territoriais, como uma unidade prisional,  e ainda têm problemas de abastecimento de água e de coleta de esgotos, disse ele, fazendo questão de agradecer especialmente à secretária d e Saneamento e Energia, Dilma Pena, que, em seu esforço para levar condições mais humanitárias de vida para os presídios, foi uma árdua defensora da assinatura do presente protocolo, que poderá representar uma verdadeira transformação nos padrões de atendimento aos milhares de condenados que cumprem pena no Estado de São Paulo. 

Ele terminou o pronunciamento lembrando que o governador José Serra tem planos para construir mais 44 presídios,  contribuindo para melhorar os níveis de segurança do Estado.

 

Da Sabesp

(I.P.)