Sabesp vai contribuir com o abastecimento de Sumaré

Companhia investirá R$ 3,5 mi em uma Estação de Tratamento de Água e demais equipamentos

ter, 04/08/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp assinou nesta segunda-feira, 3, um contrato com o município de Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas, para contribuir com o abastecimento de água da cidade. Sumaré não é um município operado pela empresa, possuindo uma autarquia municipal de saneamento, o Departamento de Água e Esgotos (DAE).

A companhia investirá R$ 3,5 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e demais equipamentos necessários ao fornecimento. O contrato terá cinco anos e a água virá do sistema integrado que atende Paulínia, Hortolândia e Monte Mor com captação no rio Jaguari, em Paulínia. A ETA terá capacidade para tratar 150 litros por segundo.

A Sabesp fornecerá a água tratada por atacado, ficando a distribuição a cargo do DAE.  “A Sabesp ajudará a abastecer, em curto espaço de tempo, toda a população. Teremos 100% da população atendida com água tratada”, comemorou o diretor do DAE, Luiz Eduardo Almança.

O contrato foi assinado na sede do DAE, em cerimônia que reuniu o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini, o superintendente da Unidade de Negócio Capivari Jundiaí, Mario Eduardo Pardini Affonseca, o prefeito, José Antônio Bacchim, e outras autoridades locais.

Gesner Oliveira e Umberto Semeghini destacaram que a assinatura do contrato com Sumaré faz parte de um novo momento na relação da companhia com os municípios. “Seguindo orientação do governador, da secretária de saneamento, Dilma Pena, estamos buscando parcerias com os municípios, mesmo com os não operados, e estabelecendo novos canais de participação”, comentou Semeghini. “Este é um contrato muito importante. Vamos trabalhar junto com o DAE para atender bem a população”, afirmou Gesner.

Na região de Sumaré, a Sabesp é responsável pela operação dos sistemas de saneamento em 12 municípios: Paulínia, Itatiba, Monte Mor, Hortolândia, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Elias Fausto, Mombuca e Morungaba.

Da Sabesp