Sabesp vai construir árvore de Natal na represa Guarapiranga

Árvore flutuante será coberta com materiais ecologicamente corretos; inauguração acontecerá no dia 5 de dezembro

qua, 25/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai participar do Natal Iluminado 2009, evento organizado pela prefeitura de São Paulo. A companhia será a responsável pela construção de uma gigante árvore flutuante represa Guarapiranga, a maior da Capital.

“O Natal que a Sabesp quer propor é o da solidariedade. O material utilizado na construção da árvore é ecologicamente correto e representa uma visão sustentável de nossas ações. E a sustentabilidade também é solidária, porque pensa nas gerações futuras”, disse o superintendente de Comunicação, Adriano Stringhini.

A árvore terá 60 metros de altura e 23 metros de largura. Além disso, será toda coberta com materiais ecologicamente corretos. Sua inauguração acontecerá no dia 5 de dezembro. No dia 19, a partir das 20 horas, está prevista uma grande festa, com queima de fogos e o show do Padre Marcelo Rossi. O projeto da Sabesp prevê ainda que toda a Avenida Robert Kennedy seja decorada seguindo conceitos sustentáveis, como, por exemplo, a utilização de luz led e brotos de bambu.

A represa do Guarapiranga tem um significado especial para a Sabesp – é responsável pelo abastecimento de quase quatro milhões de habitantes. Porém, por conta do crescimento desordenado da população, o reservatório sofre com os lançamentos clandestinos de esgoto. Para proteger a Guarapiranga e outros importantes mananciais, o Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, lançou o Programa Vida Nova. “Serão investidos R$ 1,4 bilhão. Mais de 30 favelas serão urbanizadas e cerca de 3 milhões de pessoas beneficiadas. O Vida Nova é a forma que encontramos para agradecer à Guarapiranga”, afirmou Stringhini.

Além da árvore flutuante na Guarapiranga, o Natal Iluminado contará com outras atrações para a população. Mais de 25 milhões de microlâmpadas serão espalhadas pela cidade. Os principais cartões postais da cidade serão decorados para celebrar a data, como o Museu Paulista, a Ponte Estaiada e o Parque do Ibirapuera. No dia 20, a Praça Campo de Bagatelle, em Santana, será fechada para a Parada da Disney. Será a primeira vez que o desfile ocorrerá no Brasil. A programação terá início dia 28, na Nova Estação da Luz, com o show da cantora Maria Rita.

Da Sabesp