Sabesp utiliza de forma pioneira a energia solar no saneamento

Equipamento aquece água usada para limpar os resíduos de cerca de 12 toneladas de lodo geradas no processo de tratamento

seg, 05/04/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) instalou um aquecedor solar na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Taubaté-Trebembé, inaugurada dia 8 de março. O equipamento vai aquecer até 55ª C a água de lavagem das duas centrífugas decantadoras e do adensador da ETE. O aquecimento é fundamental para limpar os resíduos de cerca de 12 toneladas de lodo geradas no processo de tratamento. Este é mais um exemplo de ação sustentável que está sendo implementadas pela companhia. Além do aquecedor, a água utilizada é de reuso, obtida pelo polimento do efluente final da ETE.

A inovação permite reduzir o consumo elétrico em cerca de 120 kWh por mês. A energia solar é a mais limpa das fontes alternativas, pois não gera emissões diretas de gases de efeito estufa, nem resíduos durante seu uso. O aquecedor tem capacidade para 1,8 mil litros por hora.

O lodo contém gordura, em geral de origem vegetal e animal, difícil de ser removida dos equipamentos. Por isso, eles devem ser lavados diariamente por cerca de 30 minutos. A água quente ainda elimina a necessidade de utilizar produtos químicos – o que é uma vantagem ambiental a mais. A utilização do aquecedor também evita eventuais danos a componentes de borracha pela ação de componentes químicos presentes em detergentes.

A ETE tem capacidade para tratar 1.540 litros de esgoto por segundo e, até maio de 2010, permitirá o tratamento de 100% do esgoto dos municípios de Taubaté e Tremembé, contribuindo de forma significativa para a recuperação da qualidade do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de várias cidades situadas abaixo dos estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

Foram investidos R$ 100 milhões no sistema de esgotamento sanitário que inclui a ETE, nove estações elevatórias e 113 km de coletores e emissários, beneficiando 330 mil pessoas.

Por inovações como a do aquecedor solar, o projeto da ETE Taubaté Tremembé recebeu, em 2007, da Agência Nacional das Águas (ANA) – por meio do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) – o prêmio como o melhor do Brasil, dentre 50 empreendimentos candidatos de todo País.

A Sabesp poderá adotar esta solução em outras cerca de 20 ETEs que têm centrífugas instaladas.

Da Sabesp