Sabesp usa técnica diferenciada para substituir redes no Jardim Paulista

Método é utilizado com sucesso em diversos países, especialmente em locais de intenso trânsito

sex, 20/06/2008 - 21h06 | Do Portal do Governo

A Sabesp esclarece que a substituição de redes e ramais na região do Jardim Paulista é uma ação que tem como objetivo assegurar a qualidade e a regularidade do abastecimento de água, de forma planejada e estruturada.

Este tipo de serviço, se realizado da forma tradicional (abertura de vala) pode gerar a interrupção no abastecimento por um tempo mais prolongado do que a capacidade oferecida pelos reservatórios individuais dos imóveis, o que causaria – aí sim – falta d’água e grande desconforto.

Especificamente em regiões de maior movimento e trânsito de veículos também seria necessária uma avaliação da CET que, assim como a Sabesp, busca soluções para que os desconfortos gerados por obras de infra-estrutura sejam os menores possíveis.

Justamente para causar o mínimo de interferência no dia-a-dia, a opção da Sabesp foi a instalação de tubulações expostas (aéreas) que substituem temporariamente as redes oficiais, mantendo o abastecimento enquanto as novas redes são assentadas. Esta técnica é utilizada com sucesso em diversos países, especialmente em locais de intenso trânsito e nos quais, no subsolo, existam tubulações de diversos serviços, aumentando o risco em um eventual processo de escavação.  

As obras no Jardim Paulista, tiveram início em março e estão sendo realizadas em 16 quadras, beneficiando uma população estimada em de 3.200 pessoas.

No total serão substituídos 3,2 kmde redes, em um investimento de aproximadamente R$ 1.000.000. Em cada quadra, as tubulações provisórias ficam em operação durante de cinco a seis dias, sendo posteriormente transferidas para a quadra seguinte.

A previsão é de que todas as quadras tenham as tubulações trocadas até o final de agosto.

Região das intervenções: Av Republica do Líbano; Rua Fernandes Borges; Rua Colatino Marques; Rua Oliveira Pimentel; Rua Teixeira Pinto; Rua Lima Barros; Rua Afonso Ferreira; Rua Henrique Martins; Rua Feliciano Maia; Rua Pacheco de Miranda; Rua Bento de Andrade; Rua Candido do Nascimento; Rua Oliveira Dias; Rua Vieira Maciel; Pça Dia do Senhor; Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade; Av. Brigadeiro Luis Antonio.

Vale ressaltar que todos os imóveis dessas ruas foram oficialmente informados pela Sabesp tanto da realização da intervenção, como de sua forma e prazos.

Da Sabesp

C.C.