Sabesp traz programação diferenciada para o Litoral na Semana do Meio Ambiente

Palestras, concurso de redação e exposições integram o roteiro

ter, 06/06/2000 - 16h55 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado, participa, por intermédio da Unidade de Negócio da Baixada Santista, de diversas atividades na Semana do Meio Ambiente na região. Palestras, feiras, exposições e concursos integram a programação, que vai de 5 a 9 de junho.
Técnicos e engenheiros da Sabesp estarão ministrando palestras sobre a importância do uso racional da água, dando dicas de economia e mudanças de hábito na utilização deste recurso natural, que é finito, a fim de se evitar o desperdício. Haverá palestras no Senac, Sesi e escolas. Além disso, diversas instituições de ensino exibirão documentário, produzido pela Sabesp, sobre o sistema de captação, tratamento e distribuição de água na Baixada Santista. Estudantes e universitários também irão visitar a Estação de Tratamento de Água de Cubatão e a Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos do José Menino.
Em Peruíbe será realizada uma feira no Espaço Cultural Chico Latim (Av. São João, 271). A Sabesp montará um estande, onde serão exibidos vídeos educativos e distribuídos folhetos e brindes sobre o uso racional da água e coleta e tratamento de esgotos, entre outros.
Será promovido também um concurso de redação, com a participação de alunos de dez escolas municipais de Ensino Fundamental, sobre o tema ‘A Importância da Água para a Vida’. A empresa premiará as 20 melhores (duas de cada unidade de ensino), com um kit de produtos Sabesp- calendário 2000 Meio Ambiente, caneta (anexos), garrafinha, imã de geladeira, avental e esponja de banho.
A Sabesp montará no local um estande estilizando uma tubulação de água. Em plástico inflável, ‘a tubulação’ abrigará, em seu interior, uma exposição de fotos das etapas de construção do reservatório de água Prados, que tem capacidade para cinco milhões de litros de água e entrou em funcionamento no verão, sendo importante reforço no abastecimento de água de Peruíbe.

ECONOMIZAR ÁGUA É ESBANJAR INTELIGÊNCIA!!

O governo paulista tem trabalhado e investido para garantir a distribuição de água para as populações fixa e flutuante durante a temporada de verão. Porém, para isto, é necessária também a colaboração de todos, que com mudanças de hábitos podem evitar o desperdício deste bem, que é finito.

USO RACIONAL DA ÁGUA. ADOTE ESTA IDÉIA!

* Ao escovar os dentes feche a torneira e a economia será de 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.
* Só lave roupas e louças em máquinas quando estas estiverem cheias. A lava-louça gasta 40 litros de água e a lava-roupa, 135 litros. Já um tanque, com a torneira meio aberta, gasta 117 litros na casa e 279 litros no apartamento.
* Lave a calçada ou o quintal com a água que foi utilizada para lavar roupa. Um esguicho de torneira ligado por 15 minutos gasta 279 litros.
* O banho pode ter seu tempo diminuído de 15 para 5 minutos, se o chuveiro foi desligado ao ensaboar-se. O consumo cai de 135 para 45 litros na casa e de 243 para 81 litros no apartamento.
* Gotejando, uma torneira chega a 46 litros de desperdício por dia ou 1.380 litros por mês.
* Um filete de 2 milímetros significa 4,1 mil litros/mês.
Um buraco de 2 mm no encanamento para pressão de 15 metros de coluna de água desperdiça 3,2 mil litros por dia.