Sabesp: Trabalho da empresa é escolhido para participar de Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambien

Projeto é destaque pelas ações voltadas à educação.

sex, 10/02/2006 - 17h43 | Do Portal do Governo

O trabalho “Educação Ambiental na Despoluição do Córrego Carajás” foi escolhido para participar do 8º Congresso a Água no XII SILUBESA – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento será realizado de 13 a 17 de março, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, em Portugal. O projeto foi elaborado pela Sabesp através da Unidade de Negócio Norte e teve como principal objetivo a educação ambiental.

Meio ambiente e cidadania

Inicialmente, a Sabesp realizou obras de engenharia sanitária para mapear e interligar redes coletoras, regularizar ligações clandestinas lançadas em galerias pluviais e garantir a despoluição do Córrego Carajás que deságua no Rio Tietê e passa pelo Parque da Juventude, área de esporte e lazer que recebe 10 mil pessoas por dia.

Muito mais que executar o empreendimento, a Unidade preocupou-se com o envolvimento da comunidade e decidiu inovar. A Empresa identificou escolas da região para desenvolver um trabalho com ênfase em Educação Sanitária e Ambiental. A partir daí, foram criadas parcerias com as Diretorias de Ensino e a ONG Água e Cidade para formação de professores, diretores e funcionários das instituições de ensino, envolvimento dos estudantes e seus familiares.

As atividades começaram em 22 de março de 2005 e resultou na certificação de 34 professores em 20 escolas da zona norte de São Paulo, atendendo 2.820 alunos da 5ª série.

Foram distribuídos 17.433 livros para todas as instituições participantes para complementar as demais ações voltadas à conservação dos recursos hídricos e saúde pública em atividades interdisciplinares.

Resultados imediatos

A Sabesp também gerou um trabalho integrado com visitas às estações, eventos, monitoramento da qualidade da água do córrego juntamente com a Cetesb e avaliações do Programa.

Em seis meses de trabalho, as escolas reduziram em 48% o consumo de água, demonstrando que os conceitos foram incorporados e aplicados. A qualidade da água do Córrego Carajás também apresentou melhorias, tendo 83,11% de redução da carga poluidora.

Para José Júlio Pereira Fernandes, Superintendente da Unidade de Negócio Norte, a educação através do uso racional da água potável e para a importância da conservação de rios é importante para o ambiente como um todo. “Atitudes de combate ao desperdício de água resultam em aprendizado e conscientização para as demais questões ambientais tais como lixo, emissões de gases na atmosfera, entre outros problemas demonstrando a verdadeira prática do exercício da cidadania e da democracia.”