Sabesp testa tapume ecológico

Material é confeccionado a partir de sacolas plásticas e aluminizados reciclados

dom, 06/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) começou a testar um novo tipo de tapume para cercar os locais de suas obras. O tapume de madeira (placa de compensado) será substituído pelo chamado “tapume ecológico”. Esse material é confeccionado a partir de sacolas plásticas e aluminizados (parte interna das caixinhas de leite) reciclados. 

O novo material foi adquirido da empresa Baram (instalada no Rio Grande do Sul) que começou a fabricá-lo há 2 anos e atualmente mantém uma produção mensal de 6 mil chapas do tapume. 

Entre as vantagens do tapume ecológico está a maior vida útil, uma vez que ele não deforma e nem se decompõe sob chuva ou sol. Outro ponto positivo que se espera alcançar é menor índice de furto – muito comum no caso da madeirite. 

Para a fase de testes, a Sabesp adquiriu 100 placas, com 50 metros lineares – é a primeira companhia pública a usá-lo no Estado. Segundo a empresa Baram, cerca de 300 empresas já adquiriram o tapume para utilização nas obras no Brasil. 

A obra que receberá o novo cercamento é a da construção de uma caixa para acoplar a válvula redutora de pressão que será instalada na rede de água – em andamento na rua Padre João Manoel, na capital paulista. 

Da Sabesp