Sabesp testa sistemas que abastecem região metropolitana de SP

Durante exercício, simula-se que nível de água nas represas atingiu patamares críticos

qua, 30/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realiza nesta quarta-feira, 30, a última simulação de controle de cheias de quatro sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo. O exercício será realizado no Sistema Cantareira (represa Atibainha).

Durante o exercício, as equipes da Sabesp vão simular que o nível de água nas represas atingiu patamares críticos e, para controlá-lo e minimizar transtornos à população, é necessário descarregar a água excedente. Já foram realizados testes nas represas Rio Grande (28/9), Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba e Guarapiranga (29/9). 

O objetivo dessa atividade é testar os equipamentos de controle de cheias para que não ocorram falhas se tiverem de ser acionados. Também é avaliado o fluxo de comunicação entre os órgãos envolvidos no caso de cheia do sistema.

A simulação tem participação do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, as Prefeituras e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.) – sendo que esta última atuou apenas no Sistema Guarapiranga.

Da Sabesp