Sabesp reúne interlocutores para elaborar relatório de sustentabilidade

Companhia é primeira empresa pública a abrir discussão em Painel de Engajamento das Partes

qua, 04/02/2009 - 10h25 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizou na terça-feira, 3, em São Paulo, sua 14ª Audiência de Sustentabilidade, que teve como tema principal “Relatórios de Sustentabilidade”. No evento também ocorreu o primeiro Painel de Engajamento, ocasião em que as partes interessadas no setor (stakeholders) tiveram a oportunidade de participar da elaboração do Relatório de Sustentabilidade 2008 da companhia.

A Sabesp é a primeira empresa pública a incluir interlocutores externos na discussão do documento. Foram convidados a integrar o painel funcionários, investidores, fornecedores, clientes, ONGs, representantes comunitários, sindicatos, órgãos reguladores e governo.

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, abriram o Painel de Engajamento, no começo da tarde. Em seu discurso, Dilma destacou que a iniciativa é muito importante porque representa mais do que construir um documento.

“É um processo fundamental, que ouve observações, percepções e análises de todos os interessados no setor de saneamento, e também é uma oportunidade de a Sabesp apresentar os paradigmas de uma empresa de saneamento para estes públicos”, enfatizou.

Segundo a secretária estadual, a Sabesp é uma companhia comprometida com a eficiência e precisa criar espaços permanentes para assimilar a contribuição de todas as partes interessadas, o que deve ser refletir no relatório de sustentabilidade.

“Cada vez mais criamos ações e intervenções para contribuir com a política de meio ambiente da forma mais responsável possível. Por isso, sabemos a importância da sustentabilidade. A contribuição das partes interessadas é fundamental para que se explicite cada vez mais o que fazemos e como podemos melhorar”, ressaltou Dilma na abertura do painel.

Em seu discurso, Gesner Oliveira destacou a importância do compartilhamento do trabalho e apresentou informações preliminares do Relatório de Sustentabilidade 2008, que foram discutidas em workshops durante a audiência.

O presidente da Sabesp também falou sobre a importância do ano de 2008 para a companhia sob cinco dimensões: aceleração dos investimentos rumo à universalização; continuidade do processo de renovação de contratos e estabilidade dos mercados; equacionamento contratual e financeiro; reestruturação corporativa; e reposicionamento frente ao novo marco regulatório do saneamento.

“Estamos olhando para um ponto no futuro e este ponto é 2018. A Sabesp será reconhecida como a empresa que universalizou os serviços de saneamento em sua área de atuação, com foco no cliente, de forma sustentável e competitiva”, disse Oliveira. O presidente da companhia deixou claro, porém, que a universalização é uma tarefa árdua, que muitas vezes não depende apenas dos esforços da companhia, mas, sim, de um envolvimento nacional. “Poderemos entrar em outros serviços, mas o foco da Sabesp é a universalização”, ressaltou.

Investimentos – Dados do sumário executivo do Relatório de Sustentabilidade 2008 apresentado por Oliveira destacam que, entre 2007 e 2008, foram feitas ligações de água e esgoto em número equivalente para atender uma população de cerca de 600 mil habitantes (uma cidade como São José dos Campos).

Da mesma forma, houve avanço no tratamento de esgoto: a cobertura foi elevada de tal forma a incorporar à estrutura de tratamento de esgoto da Sabesp uma cidade como Guarulhos (1,25 milhão de habitantes). Já na parte de eficiência operacional (combate a perdas), os números caíram de 32% para 28% entre 2006 e 2008. Isso significa poupar água suficiente para atender uma cidade como Uberlândia – com 630 mil habitantes – a cada ano.

Participantes – Antes do início do Painel de Engajamento, empresas convidadas apresentaram as metodologias aplicadas na construção de seus relatórios. A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento da Sustentabilidade (FBDS), também presente ao evento, relatou como foram avaliados os relatórios das companhias que participaram da pesquisa “Rumo à Credibilidade”, realizada em parceria com a SustainAbility.

Tal pesquisa compreendeu uma amostra de 76 relatórios de sustentabilidade publicados por instituições brasileiras, resultando numa lista dos dez melhores documentos. O primeiro relatório da Sabesp, de 2007, ficou em sétimo lugar nesse ranking.

Da Sabesp