Sabesp regulariza mais de 30 mil ligações de água e esgoto com agentes comunitários

Programa Agente da Gente vai a bairros carentes e ensina educação ambiental

qua, 16/06/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O trabalho de convencimento e de educação ambiental, feito de porta em porta pelos agentes comunitários da Sabesp em 5.097 comunidades de baixa renda da Grande São Paulo, tornou possível a regularização de mais de 30 mil ligações de água e esgoto. Esse trabalho é resultado do Agente da Gente, programa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que, só em 2009, beneficiou 1,3 milhão de pessoas.

O Agente da Gente tem o objetivo de levar à população de bairros carentes informações sobre saneamento, meio ambiente e responsabilidade social. Ao regularizar as ligações, o morador tem dupla garantia: recebe água de qualidade assegurada (não mais de ligações clandestinas, os “gatos”) e tem o esgoto coletado e destinado corretamente (o que previne contra doenças de veiculação hídrica).

Para a Sabesp, há também benefícios: a água furtada pelos moradores pode causar contaminação na rede de distribuição e aumentar o índice de perdas, pois o percurso até o imóvel não é adequado. Outro fator preocupante para a empresa diz respeito aos esgotos: se lançados incorretamente, afetam o meio ambiente e poluem cursos d’água.

Tarifa social 

A conta de água que passa a chegar para a população de baixa renda vem com uma tarifa menor, chamada tarifa social. Aqueles que têm direito ao benefício pagam somente R$ 4,62 por até 10 mil litros de água (consumo mínimo). Na tarifa residencial normal, o valor é de R$ 13,64.

Desde 1997, a empresa beneficia mais de 600 mil pessoas carentes que se enquadraram nos critérios estabelecidos pela Agência Reguladora de Saneamento, como a renda salarial, tamanho da moradia e consumo de energia elétrica.

Hortas comunitárias  

Além das regularizações das ligações domiciliares, os agentes comunitários dão palestras sobre educação ambiental e dicas de economia de água, descarte correto do óleo de cozinha usado e também informações sobre sistema tarifário e investimentos da Sabesp.

Há ainda a preocupação com a inclusão social. Para intensificar essa parte, a Sabesp desenvolve projeto para criação de hortas comunitárias que são mantidas pelos próprios moradores, que plantam, consomem e vendem os alimentos e frutos.

Para o descarte do óleo de cozinha, a Sabesp conta com a parceria de ONGs. Essas organizações se encarregam de dar a destinação certa ao óleo, que pode ser transformado em sabão e até combustível. Muitas vezes, a renda obtida é revertida para a comunidade.

15 mil visitas técnicas 

Os agentes comunitários da Sabesp vêm intensificando sua atuação desde 2008. Naquela época, 800 núcleos de baixa renda eram contemplados pelo programa. Hoje, são 5.097 cadastrados.

Na Região Metropolitana de São Paulo, mais de 40 profissionais atuam como agentes da Sabesp. No ano passado, do total de 33.266 ligações domiciliares regularizadas, 23.246 foram de água e 10.020, de esgoto.

Esses agentes realizaram em 2009 mais de 15 mil visitas técnicas, 56 encontros com lideranças comunitárias e 680 palestras educacionais.

Da Sabesp