Sabesp reforça abastecimento de água para Ilhabela

Melhoria na vazão da água faz parte das obras complementares para a temporada de verão

qua, 02/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai reforçar o abastecimento de água tratada no sistema Água Branca, em Illhabela. Para isso, será realizada a troca da linha adutora de água tratada (tubulação usada para a condução da água da Estação de Tratamento de Água até a rede de distribuição) por outra de diâmetro maior. 

O contrato com a empresa que vai executar a obra já foi assinado e o valor do investimento é de R$ 355.973, 88. A expectativa é que a obra comece em setembro e o prazo de execução será de quatro meses. A meta da Sabesp é que até janeiro o município tenha garantido o aumento significativo na distribuição e vazão da água. 

Melhor vazão 

A melhoria na vazão da água faz parte das obras complementares para a temporada de verão 2010 e vai permitir que toda a região norte do município, composta pelos bairros Barreiras, Pacuíba, Armação, Siriúba, entre outros com menor adensamento populacional mas com grande extensão geográfica, não fiquem sem água durante o verão.

O objetivo é atingir uma vazão de 185 litros por segundo durante a temporada. Em 2009, a vazão máxima ficou em torno 158 litros por segundo. 

O benefício da obra no sistema de abastecimento também será estendido às regiões central, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê e Barra Velha. “A execução da rede adutora de água vai melhorar o abastecimento no município no período das férias, quando a demanda do consumo de água aumenta e o fornecimento fica comprometido”, diz o gerente da Sabesp em Ilhabela, Pedro Ponce.

Segundo ele, a obra atenderá a cerca de 6.400 ligações de água – o que corresponde à melhoria de 85% do abastecimento nas ligações do município. Nos outros 15% não existe problema de abastecimento.

Da Sabesp