Sabesp reduz reclamações pela metade e sai da lista do Procon

Empresa registrou 49 manifestações ranqueadas pelo órgão no ano passado, uma queda de 50% em relação a 2009

qua, 16/03/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp saiu da lista de reclamações do Procon, cujo balanço foi divulgado em 15 de março, Dia do Consumidor. O levantamento indica as 50 empresas com mais registros no órgão. Em 2009, a Sabesp estava na 45ª colocação, com 98 casos. No ano passado, esse indicador caiu pela metade – foram 49 reclamações ranqueadas pelo órgão. Entre as 3.422 empresas listadas, a líder do ranking teve 3.137 atendimentos. 

É importante ressaltar que a Sabesp foi alvo apenas de 49 reclamações no ranking do Procon durante todo o ano, em um universo de 27,1 milhões de clientes atendidos em 364 municípios e com mais de 6 milhões de contas emitidas. 

“Deixarmos de constar do ranking Procon é a vitória de um trabalho conjunto que envolveu esforços de toda a empresa em seu cotidiano. É também o resultado da evolução de um projeto iniciado há três anos”, afirma a ouvidora da Companhia, Maria Cristina Masagão. 

Entre as ações que tiraram a Sabesp da lista do Procon estão: 

* acompanhamento dos atendimentos no Procon ainda na fase preliminar, antes da instauração de processo administrativo, o que agiliza a resposta ao consumidor; 

* o programa “Reclamação Zero”, que estipula prazos para a execução dos serviços. Quando a previsão não pode ser atendida, o consumidor recebe um telefonema da empresa; 

* maior rapidez na solução às altas de consumo, casos em que ocorre uma elevação no uso de água no imóvel acima da média habitual, decorrente ou não da existência de vazamentos. 

Mais serviços

A Sabesp vai também melhorar ainda mais sua área de serviços on-line (Agência Virtual), com a inclusão de novos serviços e orientações. Entre as novidades estão as opções para solucionar problemas de conta alta, conta em atraso, pedido de ligação de água, esgoto, mudança do dia de vencimento e alteração do endereço de entrega.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a Central de Atendimento Telefônico atende pelos números 195 e 0800-0119911. Também inclui atendimento por meio de chat e para deficientes auditivos pelo número 0800-7773700. 

Para o interior e litoral, a Sabesp criou uma Central de Atendimento exclusiva e destinada aos seus cerca de 10 milhões de clientes. Além do acesso telefônico (0800-0550195), serão oferecidas opções via bate-papo no site da empresa, fax, e-mail e canais para portadores de necessidades especiais.

Da Sabesp