Sabesp reduz em 30% o número de acidentes de trabalho

Companhia realiza campanhas de conscientização e estimula adoção de hábitos preventivos

qui, 20/08/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduziu em 30% o número de acidentes de trabalho que provocam o afastamento dos funcionários. Até julho, 84 profissionais, entre concursados e terceirizados, haviam se acidentado. No ano passado, nesse mesmo período, foram registrados 120 casos. 

Para alcançar esse resultado, a companhia realiza campanhas de conscientização e estimula a adoção de melhores práticas junto aos empregados. A meta é conscientizá-los sobre a importância dos métodos de prevenção na execução de suas atividades. 

Além disso, a Sabesp lançou neste mês um novo formulário de avaliação para as empresas contratadas. O documento aumentou o número de quesitos de segurança de dois para 14.  A avaliação também passou a ser ainda mais rigorosa. O peso total desses quesitos subiu de 7,5% para 30%. Os formulários são uma forma de a Sabesp monitorar a qualidade dos serviços dessas companhias. Caso não atinjam 70% de aprovação, elas podem ser advertidas e até multadas, conforme valor previsto em contrato. 

A Sabesp vem reduzindo gradualmente o número de acidentes. Em 2006, foram 225. No ano passado, 216. A meta para 2009 é baixar o índice para 177 casos, 14,75 por mês. O objetivo, por enquanto, está sendo cumprido, com média de 12 acidentes a cada 30 dias. 

Da Sabesp