Sabesp recupera hidrômetros antigos

Mensalmente a empresa recebe mais de 50 mil carcaças que são reaproveitadas

seg, 21/05/2007 - 7h13 | Do Portal do Governo

Mensalmente a Sabesp recebe mais de 50 mil carcaças de hidrômetros:  os medidores de consumo de água instalados na residência dos clientes.

Anteriormente, somente 5 mil peças eram separadas e recuperadas, gerando cerca de 45 mil peças sem aproveitamento. Para solucionar o problema e reduzir a quantidade de resíduos gerados, em 2002, a Sabesp criou um contrato de permuta em que os fabricantes fornecem kits de hidrômetros para serem montados nas oficinas da Empresa, por meio do reaproveitamento de carcaças.

“Além das vantagens técnicas e financeiras, há ganhos ambientais e operacionais, com grandes benefícios ao poder público, redução de gastos e a reversão dos custos em obras e manutenção para atender a população”, explica Marcelo Fornaziero, Gerente do Departamento de Desenvolvimento Operacional e de Medidores.

Grandes vangatens

Normalmente, os fornecedores utilizam equipamentos de última geração, melhorando a tecnologia adotada, garantindo maior precisão na medição e total atendimento às normas do INMETRO. Outro benefício é na gestão dos processos das oficinas, com a liberação de espaço e maior especialização da mão-de-obra que fica mais direcionada às análises técnicas dos hidrômetros e não na separação, desmontagem e transferência dos equipamentos antigos para leilões.

Atualmente, o valor das carçaças pago pelos fabricantes é 17,6% maior que o mercado de sucatas. Além disso,as peças não retornam ao mercado com qualidade inferior e possibilidade de fraudes.

De todas as vantagens apresentadas a relacionada à questão ambiental é bastante significativa. O descarte de material plástico proveniente dos hidrômetros é oneroso, pois além de todos os cuidados na separação dos diversos tipos e destinação a aterros sanitários, há o controle do material e seus impactos no meio ambiente. Com o contrato de permuta, o trabalho é realizada por empresas certificadas pela ISO 9001 e 14000, além de serem fiscalizadas por órgãos reguladores. Os fabricantes também deixam de explorar jazidas de minérios, preservando as reservas, uma vez que há reaproveitamento da liga metálica dos antigos hidrômetros nos produtos novos.

Da Sabesp

(I.P.)