Sabesp recepciona 6º Congresso Internacional de Perdas de Água

Evento da Associação Internacional de Água tem participação de mais de 30 países

seg, 07/06/2010 - 8h57 | Do Portal do Governo

Começou no domingo, 6, e vai até quarta-feira, 7, a sexta edição do Congresso Internacional de Perdas de Água, na cidade de São Paulo. O evento é  organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e a recepção está a cargo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O congresso é realizado a cada dois anos pela Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês) e tem como objetivo apresentar e colocar em discussão as recentes estratégias e técnicas internacionais de gestão para redução de perdas de água.

Nesta edição do evento, estarão em foco os aspectos complexos que envolvem a detecção e a redução das perdas de água em grandes centros urbanos – situação agravada pela escassez de água, como é o caso da capital paulista. Além disso, o congresso também promoverá aproximação entre a IWA e as empresas de saneamento brasileiras e latino-americanas.

Alguns dos pontos que serão abordados no congresso são: métodos para detecção e redução de vazamentos; estratégias da IWA para redução de perda de água; controle de pressão; técnicas de gestão para redução de perdas em países desenvolvidos e em desenvolvimento; investigação de vazamento para redução de perdas aparentes, entre outros.

Ao todo, 500 participantes de 34 países participam do evento. Estão presentes representantes dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Chipre, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Gana, Grécia, Holanda, Índia, Israel, Itália, Macedônia, Marrocos, Nova Zelândia, Palestina, Portugal, Quatar, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça, Turquia, Uruguai.

Programa corporativo da Sabesp 

Nos últimos anos a Sabesp vem intensificando as ações dentro de seu Programa Corporativo de Redução de Perdas. Esse empenho já deu resultados: de 2006 a 2009, a empresa obteve redução de 174 bilhões de litros de água, o que é suficiente para abastecer por um ano 1,7 milhão de pessoas – correspondente à soma de habitantes de Campinas e Osasco. No período, o índice de perdas caiu de 32% para 26%. Só no ano passado a Sabesp investiu R$ 261 milhões no programa.

Atualmente, o índice de perdas da Sabesp está hoje em 25,7%.

As boas práticas da companhia paulista também resultaram em acordos de cooperação nacionais e internacionais para transferência de tecnologia. O primeiro contrato foi firmado com a Casal, companhia do Estado de Alagoas. A Sabesp também venceu sua primeira licitação internacional, no Panamá, e vai prestar consultoria para uso racional da água e para gestão comercial e operacional.

A expectativa da Sabesp é que, até 2019, o índice de perdas esteja reduzido a 13%, compatível com índices internacionais.

Da Sabesp