Sabesp realiza serviços no Sistema Cantareira

Os trabalhos serão realizados no sábado, 4, das 4 às 23 horas

qui, 02/08/2007 - 19h05 | Do Portal do Governo

A Sabesp informa que no próximo final de semana serão realizados serviços de manutenção na Estação Elevatória de Santa Inês, estrutura responsável por fazer a água transpor a Serra da Cantareira para tratamento na Estação Guaraú, integrante do Sistema Cantareira.

A operação – substituição da válvula de controle de uma das bombas d’água – se faz necessária para corrigir um vazamento de óleo que, posteriormente, poderia comprometer o funcionamento dos equipamentos e instalações, colocando em risco o fornecimento de água para os 8,5 milhões de moradores da Grande São Paulo que recebem água do Sistema Cantareira.

Os trabalhos são complexos, devido ao grande porte do equipamento, e serão realizados no sábado (4/8), das 4 às 23 horas.

Preocupação com o cliente

A Sabesp, preocupada em minimizar ao máximo os transtornos aos clientes, planejou as seguintes estratégias:

• durante o período da manutenção a produção de água dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será aumentada, assim as regiões de Cangaíba, Jardim Popular, Jabaquara, Campo Belo, Americanópolis e o espigão da Paulista continuarão sendo abastecidas.

Economizar água, sempre

Durante o período de manutenção, a Sabesp pede a toda a população que economize água, utilizando racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais e evitando desperdícios. A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades de manutenção.

Os bairros localizados em pontos mais altos e distantes dos reservatórios poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta durante todo o domingo (5), mas a Sabesp alerta que em algumas regiões o abastecimento pode ser totalmente normalizado apenas na manhã da segunda-feira (6).

Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.

Curiosidades

• A válvula que será trocada tem diâmetro de 1.100mm e pesa 16,5 toneladas.

• Essa válvula opera desde dezembro de 1974, ou seja, há cerca de 295.000 horas ininterruptas. Por ela foram bombeados mais de 7,3 bilhões de metros cúbicos de água.

• Para sua substituição serão envolvidas diretamente 25 pessoas. Ao todo estima-se que quase 1.000 pessoas trabalhem nesse dia nas diversas frentes de trabalho, outros serviços de manutenção, e nas atividades de apoio como no atendimento telefônico.

Informações relevantes:

É importante salientar que os períodos para normalização do abastecimento são estimados. O fornecimento de água pode ser retomado horas antes ou depois dos períodos informados.

Essas informações estão disponíveis também no site da Sabesp: www.sabesp.com.br.

Da Sabesp