Sabesp realiza seminário sobre coleta e reciclagem de óleo

Evento é aberto ao público e não requer inscrição

ter, 08/06/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem dos Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo) realizam, nesta quarta-feira, 9, o seminário “Mapa da Coleta e Reciclagem do Óleo no Estado de São Paulo”. A Ecóleo é uma organização não-governamental referência no fomento à reciclagem do óleo de fritura.

O evento será uma grande oportunidade para conhecer a rede de coleta formada no País e também para a apresentação de casos de sucesso, que geram trabalho e renda para centenas de pessoas e retiram do meio ambiente toneladas do resíduo poluente. Estima-se que um litro de óleo contamine mais de 25 mil litros de água, além de obstruir a rede de esgoto.

Serão apresentados sete casos de sucesso de coleta e reciclagem do óleo de fritura, entre eles as experiências da empresa Souza Cruz, do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da Sabesp. O mapeamento dos resíduos de óleo comestível permitiu à Ecóleo criar este inventário sobre a coleta e traçar novas ações regionalizadas.

A abertura do seminário será feita pelo assessor de meio ambiente da Sabesp, Marcelo Morgado. Ele será seguido pela apresentação da presidente da Ecóleo, Célia Marcondes, que mostrará o mapa da coleta de óleo.

Na sequência, será apresentado o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL), da Sabesp, pela coordenadora de responsabilidade socioambiental da Unidade Centro, Sônia Oliveira. Depois, serão exibidas as demonstrações dos melhores casos. O encerramento do evento se dará com a assinatura de termos de parcerias entre os presentes.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL).

Serviço
Seminário: “Mapa da Coleta e Reciclagem do Óleo no Estado de São Paulo”
Local: Sede da Sabesp
Endereço: Rua Nicolau Gagliardi, 313 – Pinheiros
Data: quarta-feira, 9
Horário: 14 horas

Da Sabesp