Sabesp realiza primeiro pregão eletrônico

Objetivo é reduzir custos e agilizar aquisições

seg, 29/06/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) abriu seu pregão eletrônico para registro de preços compartilhado a outras empresas de saneamento: o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes e do de Piracicaba. A iniciativa é inédita no setor público paulista e os objetivos principais são reduzir os custos dos produtos, agilizar as aquisições, eliminar múltiplas licitações e diminuir níveis dos estoques.

O pregão foi aberto nesta segunda-feira, 29, às 9h30, no site da empresa (www.sabesp.com.br) para a compra de tubos e conexões de PVC defofo. Foram listados 45 itens, disponíveis em nove lotes. Todos os preços oferecidos pelas licitantes ficam registrados na ata do pregão e são classificados por valor.

Dessa forma, a Sabesp e os Semaes de Mogi das Cruzes e Piracicaba podem consultar os preços e fazer seus pedidos conforme a necessidade, separadamente.  

Para viabilizar essa iniciativa a Sabesp elaborou um regulamento e adaptou seu sistema informatizado para que as empresas municipais possam, via internet, acessar as informações e cadastrar os contratos.   

Como funciona

O registro de preços é um sistema de compras pelo qual os interessados em fornecer materiais concordam em manter os valores registrados por um determinado período e a fornecer as quantidades solicitadas pelos participantes, no prazo previamente estabelecido.

Por esse sistema, já usado pela Sabesp desde 1999 para unificar pedidos de suas unidades, uma única licitação (pregão eletrônico) é realizada para a compra de vários produtos. Uma característica importante é que esses produtos não precisam ser adquiridos de uma só vez: podem ser comprados na medida em que forem surgindo as necessidades.