Sabesp realiza painel para discutir seu Relatório de Sustentabilidade

Será nesta terça-feira, 3, no Novotel Jaraguá - Rua Martins Fonte, 71, Centro

seg, 02/02/2009 - 16h46 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 3, a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) realiza pela primeira vez um evento aberto a representantes de várias instituições para discutir a próxima edição de seu Relatório de Sustentabilidade. Entre os convidados estão funcionários, investidores, fornecedores, clientes, ONGs, representantes comunitários, sindicatos, órgãos reguladores e governo.

Esta é a primeira vez que uma empresa pública inclui interlocutores externos na discussão de seu relatório. A iniciativa inédita é parte da política de gestão participativa da Sabesp. O presidente da companhia, Gesner Oliveira, fará uma apresentação institucional da Sabesp, contextualizando o patamar de competitividade da empresa e seus novos desafios no atual cenário do mercado pós-marco regulatório. Ele também apresentará um balanço das ações e principais avanços realizados no ano de 2008.

Durante o evento, intitulado Painel de Engajamento, os convidados poderão participar da elaboração do documento, analisando a edição anterior do relatório, fazendo críticas e sugestões para a edição 2008.

“Trata-se de um evento estratégico porque pode orientar as práticas da organização ao longo do ano de modo a contemplar os interesses de todos os stakeholders”, afirma Fernando Pavan, consultor da Key Associados.

A consultoria, que é especializada em sustentabilidade, mediará o evento. A empresa tem ampla experiência nesse tipo de atividade, tendo organizado reuniões semelhantes para empresas do setor financeiro, de papel e celulose e hospitalar.

Relatório 2007 eleito entre os melhores – Em 2008, a Sabesp publicou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que buscou melhorar a qualidade do diálogo com os seus parceiros e integrar as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade em um único documento.

O primeiro relatório atendeu às premissas do “Global Reporting Initiative” (GRI) – organismo que estabelece os indicadores e itens mínimos que um bom documento deve incluir. Já nessa primeira edição, a Sabesp foi classificada em sétimo lugar na seletiva organizada pela Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS), usando a metodologia da entidade inglesa SustainAbility.

Para a seleção, as duas instituições se debruçaram sobre uma amostra de 76 Relatórios de Sustentabilidade publicados no Brasil no decorrer de 2008. Foram aplicados critérios para a escolha dos dez melhores, formando a lista “Top Ten”, que inclui empresas de sólido renome por suas ações pró-sustentabilidade.

Neste ano, a Sabesp dá mais um passo. Além de aumentar a transparência no relacionamento com a sociedade, o debate sobre o próximo relatório buscará promover o engajamento conjunto da companhia e seus parceiros em torno da questão da sustentabilidade.

Audiência de Sustentabilidade – O Painel de Engajamento ocorrerá na tarde do dia 3. No período da manhã, será realizada a 14ª edição das Audiência de Sustentabilidade. Desta vez a audiência discutirá a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade, com o relato de três empresas sobre sua experiência nessa iniciativa.

As audiências de sustentabilidade são reuniões públicas para fomentar a discussão, congregar interlocutores e divulgar trabalhos, propostas e projetos ecológicos, sociais, culturais, científicos, educacionais, de lazer, esportivos e artísticos em prol da sustentabilidade e que mereçam maior visibilidade para inspirar sua ampliação/reprodução, ou busquem viabilidade por meio de apoios, parcerias e patrocínios.

Ao organizar tais eventos e apresentar boas iniciativas, a Sabesp deseja ampliar o espaço de diálogo com a sociedade em geral e repercutir na mídia questões importantes para a melhoria da qualidade de vida e construção da sustentabilidade.

Historicamente, as empresas têm emitido balanços e demonstrações financeiras reguladas na forma da legislação, distribuídas para acionistas, investidores e publicadas em jornais. Mais recentemente, passaram a redigir fascículos independentes ou agregar capítulos sobre a gestão de responsabilidade social e ações no campo ambiental.

Nesta audiência, a Sabesp espera compartilhar experiências de algumas companhias, que também foram incluídas entre os 10 melhores relatórios, para colaborar para que este instrumento de divulgação e transparência seja cada vez mais aperfeiçoado na comunicação com a sociedade e interação das empresas com as várias partes interessadas.

Neutralização de carbono – A partir da audiência de amanhã, a Sabesp passa a neutralizar o carbono associado à realização dos 11 eventos mensais previstos em 2009. As emissões de gás carbônico, mais o consumo de eletricidade e o deslocamento dos participantes, foram estimados e haverá um plantio de árvores nativas para absorver este impacto. A Sabesp fechou parceria com a entidade Iniciativa Verde para viabilizar a neutralização.

Serviço

Novotel Jaraguá – Rua Martins Fonte, 71, Centro – São Paulo – SP
Programa Audiência de Sustentabilidade (Aberto à imprensa):

8h30 – Recepção e café-da-manhã

9h – Abertura – Gesner Oliveira – Presidente da Sabesp: “Construindo o 1º Relatório de Sustentabilidade da Sabesp”

Flávio F. Naccache – Superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp: “Pesquisa FBDS & SustainAbility: Rumo à Credibilidade”

Fabiana Moreno de Campos – Consultora – FBDS – Fundação Brasileira para Desenvolvimento da Sustentabilidade: “Relatórios de Sustentabilidade como Fonte de Avaliação”

Sílvia Chicarino – Especialista de Risco Sócio-ambiental – Banco Real: “Parcerias para Sustentabilidade: Reportando o Relacionamento com a Cadeia de Valor”

Michel Henrique R. Santos – Gerente de Sustentabilidade – Bunge Brasil: “Ralatório de Sustentabilidade: Oportunidade de Dialogo e Inovação”

Sonia Favaretto – Superintendente de Sustentabilidade – Banco Itaú

11h00 – Debate

11h30 – Encerramento da Audiência de Sustentabilidade

Programa Painel de Engajamento (parcialmente aberto à imprensa)

12h30 – Credenciamento e Almoço

14h00- Abertura
Apresentação Dr. Gesner Oliveira – Presidente da Sabesp

Pronunciamento Dra. Dilma Pena – Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo

15h00 – Início das atividades – Workshops (aberto apenas a grupos convidados)

18h15 – Encerramento

Da Sabesp