Sabesp reabre inscrições para patrocínio de projetos de promoção da cidadania e do meio ambiente

Cadastro dos projetos deve ser feito até o dia 10 de abril

qua, 10/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reabre nesta quarta-feira, 10, as inscrições para patrocínio de projetos e ações promocionais que desenvolvem ações de promoção à cidadania e de preservação do meio ambiente.

Os interessados devem ler as orientações e procedimentos no site da Sabesp (clique aqui). O cadastro dos projetos deve ser feito até o dia 10 de abril. A apresentação das informações necessárias – cadastramento de pessoa jurídica, planos de trabalho, recursos pretendidos, contrapartidas, e o acompanhamento dos processos é totalmente realizado pela Internet.

A Sabesp realiza três períodos de cadastramento por ano. Na última delas, realizada entre outubro e novembro de 2009, 196 projetos foram inscritos. Destes, cinco foram selecionados e receberão investimento total de cerca de R$ 240 mil.

Esses projetos contemplam iniciativas de cidades do interior, capital e litoral do Estado. O Projeto de Recuperação da Nascente do Córrego Embiri, por exemplo, visa aumentar o volume de água e a preservação ambiental ao redor deste curso d’água, localizado em Regente Feijó, município vizinho de Presidente Prudente. O Embiri é afluente direto do Rio São Lourenço.

Outra proposta relacionada as nascentes é o Olho d’água, do grupo de escoteiros Curupira de Taiaçupeba. Os participantes irão identificar e cadastrar as nascentes da bacia que contribui para a represa Jundiaí, além de analisar a condição ambiental de cada uma. Caso necessário, serão elaborados planos para reflorestamento e implantação de recipientes para coleta de resíduos, entre outras ações.

Reunir e catalogar fotos e desenhos sobre a construção do segundo maior sistema de água tratada do mundo é o objetivo do livro Uma história visual da construção do Sistema Cantareira, que está sendo organizado pelos engenheiros e ex-funcionários da Sabesp Nicola Paciléo Netto e Luiz Almada de Alencar Barros.

Além de apoiar autores, a Sabesp também investe no acesso à leitura. A Sociedade Amigos de Taiaçupeba, em parceria com o Instituto Ecofuturo, criaram a biblioteca comunitária Professora Cacilda de Souza Lima, em 2006. Agora, o programa Ler é Preciso, que criou o espaço, recebeu apoio para fazer a Semana da Leitura, onde esta biblioteca oferecerá atividades como leituras de histórias e contos, oficinas e passeios, entre outros.

Também voltado para o cuidado dos cursos d’água, o projeto Gari do Óleo pretende colocar os varredores de rua da cidade de Santos para coletar óleo nas residências, bares e restaurantes. Segundo as estimativas, cada profissional terá como objetivo coletar 2 600 litros de óleo por mês. Cada litro recolhido do produto evita a contaminação de até 22 mil litros de água.

Da Sabesp