Sabesp: Publicado edital do Projeto de Saneamento da Baixada Santista

Programa beneficiará diretamente a mais de 3 milhões de pessoas, entre a população fixa e flutuante.

dom, 13/08/2006 - 10h37 | Do Portal do Governo

 A Sabesp publicou na quinta-feira, 10/8, o edital de convocação das empresas pré-qualificadas para a apresentação de propostas comerciais para a realização das obras do SANBA, o Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista. Este Programa que representa uma solução integrada para as questões de saneamento básico e ambiental – tal qual deve ser o processo em uma região metropolitana – beneficiará diretamente a mais de 3 milhões de pessoas, entre a população fixa e flutuante, das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga e Guarujá (Vicente de Carvalho).

Dentre as principais metas do SANBA está o aumento dos índices médios de atendimento em coleta, e, conseqüentemente do tratamento dos esgotos sanitários nos municípios, que atualmente contam com índice médio de atendimento de 36%. Com a conclusão das obras, cada cidade da Baixada Santista apresentará, no mínimo, 95% de atendimento em coleta de esgoto, o que terá reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida e saúde da população, reduzindo os índices gerais de mortalidade, por exemplo.

O Programa contribuirá também para a despoluição das ruas (eliminação dos esgotos a céu aberto), dos rios e estuários, e, principalmente, para a recuperação das condições de balneabilidade das praias a fim de incrementar o desenvolvimento turístico na Baixada Santista, propiciando o aumento e a movimentação da economia de toda essa importante região.

O Programa prevê obras simultâneas nos 9 municípios, planejadas de tal forma a causar o mínimo transtorno e interferência no cotidiano da população. Dado o volume de obras, o Programa irá gerar cerca de 4 mil empregos diretos por mês, além de propiciar novos negócios, nesta região considerada um dos mais significativos pólos de desenvolvimento sócio-econômico do país. Neste Programa que conta com a parceria do banco japonês JBIC (Japan Bank for International Cooperation) serão investidos R$1,2 bilhões.

Sem imprevistos, a previsão da Sabesp é que os contratos e consequente início das obras posse ser feito ainda em 2006.

Números do Programa

1.100 KM ASSENTAMENTO DE REDES COLETORAS , COLETORES TRONCO, INTERCEPTORES, EMISSÁRIOS

125.000 LIGAÇÕES DOMICILIARES

85 ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS

7 ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

1 EMISSÁRIO SUBMARINO – PRAIA GRANDE

MELHORIAS E AMPLIAÇÃO – EMISSÁRIO SUBMARINO DE SANTOS

  Da Sabesp