Sabesp promove segunda etapa de seleção de nadadores

Provas classificatórias acontecem nos CEUs Sapopemba, Água Azul e Jardim Paulistano

sex, 11/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o Esporte Clube Pinheiros promovem neste final de semana, 12 e 13, a segunda etapa de seleção de nadadores do “CEU e Água”, projeto que vai incentivar a prática da natação em comunidades de baixa renda, promovendo a popularização do esporte e o surgimento de novos talentos.

A seleção será realizada nos Centros Educacionasi Unificados (CEUs) Sapopemba, Água Azul e Jardim Paulistano. Participarão desta fase crianças e adolescentes indicados pelos três centros e também pelos CEUs Alto Alegre, São Matheus, Rosa da China, São Rafael, Inácio Monteiro, Lajeado, Jambeiro, Jaçanã/Tremembé, Paz, Perus, Vila Atlântica, Pera Marmelo e Parque Anhanguera. Cada centro educacional pode indicar até 100 participantes.

Primeira etapa

Com público estimado em 500 pessoas, mais de 180 crianças de oito Centros CEUs participaram das primeiras seletivas de natação (25 metros nado livre), que aconteceram nos dias 6 e 7 de dezembro no CEU Paraisópolis.

Dessa etapa, 41 meninos e meninas estão classificados oara a grande final, que ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2010, na piscina olímpica do Clube Pinheiros. Em cada uma das seletivas participam nadadores indicados pelos CEUs com idade entre 10 e 14 anos.

O projeto tem como objetivo incentivar a prática da natação em comunidades de baixa renda. Com esse estímulo, o “CEU e Água” contribui também para popularizar o esporte e para o surgimento de novos talentos, que serão apadrinhados pelo Esporte Clube Pinheiros por um ano, ao final das seletivas em 2010.

O “CEU e Água” é realizado em parceria pela Sabesp, Clube Pinheiros, Secretaria Municipal de Educação e Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp). Tem ainda apoio da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado.

O projeto “CEU e Água” foi lançado no dia 11 de novembro pela Sabesp e pelo Clube Pinheiros, com a presença do governador José Serra e dos nadadores profissionais Cesar Cielo e Poliana Okimoto, que apoiam a iniciativa. 

Estão previstas oito seletivas ao todo, e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 deste mês. Os classificados em cada etapa participarão da grande final, marcada para janeiro, que escolherá os 10 vencedores que terão o apoio do Pinheiros para a prática da natação.

Da Sabesp