Sabesp promove plantio de árvores nas represas do Sistema Cantareira

Evento está programado para o próximo sábado, 15, na capital

sex, 14/03/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

Com o tema “A Água não nasce em Árvores, mas sem Árvores não se têm Água”, evento ressalta a importância do reflorestamento para a preservação das áreas de mananciais e abre as comemorações da Semana da Água.

Desde o ano passado a Sabesp realiza uma série de encontros, as Audiências de Sustentabilidade, que tem como principal objetivo a divulgação e o incentivo a programas e projetos eco-sociais, ou seja, que promovam o envolvimento da sociedade em ações de preservação, conservação e valorização do meio ambiente.

Na sua 3ª edição, ocorrida em janeiro deste ano, a Audiência de Sustentabilidade teve como tema o reflorestamento – ou como muitos chamam – a recomposição florestal em áreas de preservação permanente, como as matas ciliares do entorno das represas. Do encontro saiu o compromisso de uma ação conjunta entre a Sabesp e Organizações Não-Governamentais atuantes na zona norte da Região Metropolitana de São Paulo – uma ação que se torna realidade neste sábado, 15 de março.

Nesta data, três encontros seguidos fortalecem o papel de empresa social e ambientalmente responsável da Sabesp, sua vocação para gerar soluções ambientais e a necessidade de um total envolvimento da sociedade na questão da preservação das áreas de manancial e, em paralelo, abre-se a Semana da Água, que tem como principal data o dia 22/3, considerado internacionalmente como o Dia Mundial da Água.

O primeiro deles, que acontece às 9h, reúne Sabesp, Prefeitura Municipal de Joanópolis e a Associação Terceira Via, é a solenidade de lançamento do Parque Ambiental do Mangue Seco, uma área de 400 mil metros quadrados, às margens da represa do Jacareí – integrante do Sistema Cantareira, o maior da Grande São Paulo, responsável por 50% da água consumida na região.Em seguida, às 10h30, Sabesp e Projeto TNC, realizam o plantio de árvores em 350 mil metros quadrados de área às margens da represa Cachoeirinha, também do Sistema Cantareira, além de uma apresentação sobre a relação entre floresta e produção de água.

Já às 12h25, Sabesp e IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas assinam o Termo de Cooperação para a recomposição florestal de 35 mil metros quadrados de área às margens da represa Atibainha, igualmente do Sistema Cantareira.

22 de março: Dia Mundial da Água

Dia de comemoração e consciência para com o bem mais precioso do planeta, indicador de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida.

Confira a programação completa deste sábado, 15/3:

 das 9h às 10h

Lançamento do Parque Ambiental do Mangue Seco

Estrada Municipal do Mangue Seco (acesso pela Rodovia Fernão Dia, entrada de Joanólpolis – Estrada entre Serras e Águas)

Presenças de José Garcia da Costa, prefeito de Joanópolis; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Edwaldo Luiz de Oliveira, diretor geral da Associação Terceira Via.

Programa:

Apresentação: Projeto do Parque Ambiental do Mangue Seco – Gianmaro Bisaglia, diretor da Ass. Terceira Via

Plantio da Árvore Fundamental do projeto

Assinatura do Termo de Cooperação entre Sabesp e Ass. Terceira Via.

• das 11h às 11h50

Plantio de árvores às margens da represa Cacheira

Parque Ecológico de Piracaia

Rua Sebastião Ferreira de Araújo Filho, s/n

Jardim Santo Afonso – Piracaia

Presenças de Terezinha das Graças da Silveira Peçanha, prefeita de Piracaia; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Fernando Veiga, coordenador de serviços ambientais da TNC.

Programa:

Apresentação: Relação entre Floresta e Produção de Água – Aurélio Padovezi, gerente de projeto pela TNC Plantio da árvores.

 das 12h45 às 13h40

Celebração do Termo de Cooperação para Recomposição Florestal das margens da Represa Atibainha

Futura Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade

Estrada Municipal Santa Luzia – Nazaré Paulista

Presenças de Mário Antonio Pinheiro, prefeito de Nazaré Paulista; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Cláudio Pádua, vice-presidente do IPÊ.

Programa:

Apresentação: Importância da Floresta Nativa na Conservação dos Recursos Hídricos – Prof. MsC Eduardo Ditt, diretor executivo do IPÊ

Assinatura do Termo de Cooperação Mútua Sabesp e IPÊ

Plantio da Árvore Fundamental do projeto.

 

Da Sabesp

(I.P.)