Sabesp promove curso internacional para redução de perdas

Vinte e três técnicos de empresas de saneamento de dez países da América Latina, África e do Brasil participarão do treinamento

seg, 20/02/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp e a Jica (Japan International Cooperation Agency) promovem no período de 24 de fevereiro a 16 de março de 2012, em São Paulo, o “2º Curso Internacional em Boas Práticas Operacionais para Prevenção, Redução e Controle em Sistemas de Distribuição de Água”.

Vinte e três técnicos de empresas de saneamento de dez países da América Latina, África e do Brasil participarão do treinamento, que tem por objetivo a disseminação do conhecimento de técnicas para prevenção, redução e controle das perdas de água. A expectativa dos organizadores é capacitar os participantes para implementar um plano de combate às perdas de água em seus países.

O treinamento será realizado nas diversas áreas da Sabesp, com atividades de campo, visitas técnicas, palestras e estudo de caso, sob a coordenação da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente.

O trabalho de combate às perdas realizado pela Sabesp é referência nacional. A companhia conseguiu reduzir em 3,9 pontos percentuais o seu índice de perdas de faturamento, passando de 29,5% em dezembro/2007 para 25,6% em dezembro de 2011. O volume total de água que deixou de ser perdido no período é cerca de 83 bilhões de litros. Desse total, cerca de 65% do volume se refere à recuperação de perdas reais (vazamentos) e é suficiente para abastecer cerca de 745 mil habitantes.

A redução foi possível graças aos investimentos feitos pela empresa. Em 2011, foram direcionados cerca de R$ 310 milhões em ações voltadas à redução de perdas. Além disso, a Sabesp realizou, em parceria com a Jica, o Projeto Eficaz, que durante três anos, mais de 50 técnicos foram ao Japão conhecer os métodos por lá utilizados. A agência japonesa também repassou tecnologias na identificação de vazamentos não-visíveis.

Participarão do curso os representantes dos seguintes países: Peru, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, além da própria Sabesp. São países com elevados índices de perdas de água e que ainda estão iniciando seus programas de controle de perdas ou utilizam apenas as técnicas mais básicas.

Da Sabesp