Sabesp planta 500 mudas de pau-brasil

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 18 - Atividade comemora os 500 anos do descobrimento, preocupada com a qualidade de vida e do meio-ambiente

ter, 18/04/2000 - 18h05 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 18 de abril, a partir das 10 horas, a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado, realiza o plantio de 500 mudas de pau-brasil no Jardim Botânico das Águas do Piracicaba e São Paulo, próximo à represa Jaguari, manancial pertencente ao maior sistema de produção de água da Região Metropolitana de São Paulo: o Cantareira.
Responsável pelo abastecimento de água de 53% da população da região metropolitana, ou nove milhões de pessoas, o Sistema Cantareira produz em média 33 mil litros de água por segundo, sendo formado por sete represas: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e Águas Claras. Para se ter um idéia, o volume de água armazenado neste sistema corresponde a cinco vezes a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Desde 1996, a Sabesp realiza serviços de recuperação de áreas degradadas nos reservatórios Jaguari, Jacareí e Cachoeira, com a finalidade de preservar e conservar a qualidade da água deste importante complexo de reservação de água. No total, são 13 áreas totalizando 212 hectares onde a empresa realiza restauração do solo e repovoamento vegetal. Para tanto, existe um viveiro que produz 900 mil mudas de 170 espécies diferentes, sendo denominado Jardim Botânico das Águas do Piracicaba e São Paulo. Até o momento, foram plantadas mais de 230 mil mudas de árvores em toda região e doadas outras 112 mil para escolas e instituições ambientais.
A Sabesp realiza visitas monitoradas e mais de 1,5 mil pessoas entre estudantes e professores já passaram por lá.
Dando continuidade ao trabalho de integração com a comunidade e conservação da biodiversidade, a Sabesp contará, neste dia 18, com a presença de 500 alunos de escolas de São Paulo: Bragança Paulista, Atibaia, Joanópolis, Vargem; e Minas Gerais: Itapeva e Extrema; para plantar as 500 mudas de pau-brasil.
O Jardim Botânico fica na rodovia Fernão Dias, quilômetro 8, logo após a entrada para Atibaia (depois do posto da Polícia Rodoviária Federal).