Sabesp patrocina exposição de fotos na Pinacoteca do Estado

Mostra apresenta 150 trabalhos do fotógrafo Gaspar Gasparian feitas entre 1940 e 1950

sex, 17/09/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Mais um evento cultural tem apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A exposição Gaspar Gasparian – Um fotógrafo, estreia neste sábado,18, às 11 horas, na Pinacoteda de São Paulo. São 150 fotografias em preto e branco feitas entre 1940 e 1950. Apresentado pela primeira vez, o conjunto oferece um panorama da carreira de um dos mais importantes fotoclubistas.

Gaspar Gasparian começou a fotografar em 1940 influenciado pela estética pictorialista, movimento nascido na Europa no final do século XIX cujo objetivo era aproximar a fotografia das artes. Deste período poderão ser vistas obras de naturezas-mortas. Além deste gênero, Gasparian realizou inúmeras paisagens dentro de um espírito acadêmico. São fotos de alto contraste, que realçam a beleza dos lugares fotografados, é o caso da série sobre São Paulo.

A mostra também apresenta experimentos fotográficos com reflexos e vidros, todos realizados na década de 40; período em que Gasparian freqüentou o Foto Cine Clube Bandeirante, local que reunia aficionados por fotografia e que a viam como uma forma de arte e não de um simples registro documental. Os clubes também deram origem aos prêmios e salões de fotografias.

A exposição é patrocinada pela Sabesp, por meio da Lei Rouanet e Secretaria da Cultura, e ficará em cartaz até o dia 14 de novembro, das 10 às 18 horas.

Serviço
Pinacoteca do Estado
Rua da Luz, nº 2 – São Paulo

Da Sabesp