Sabesp patrocina equipes de natação do Pinheiros

Apoio será para as atletas para-olímpicos e as equipes de Formação do clube e de adultos

qui, 23/12/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) agora é a patrocinadora da equipe de natação do Esporte Clube Pinheiros, que passa a se chamar Equipe de Natação Sabesp/Pinheiros. O patrocínio será dado às equipes para-olímpica, do Projeto de Formação de nadadores do clube e de adultos. O valor do patrocínio é de R$ 800 mil e vai até o mês de junho de 2011.

A natação do  Pinheiros é uma das mais tradicionais e vitoriosas do Brasil. No Mundial de Piscina Curta realizado em Dubai (Emirados Árabes) entre os dias 15 e 19 de dezembro, a seleção foi formada por 26 atletas, sendo que 15 deles são do Pinheiros. O Brasil teve sua melhor campanha em um Mundial de Piscina Curta, obtendo oito medalhas.

O destaque da equipe brasileira em Dubai foi o atleta Felipe França, agora um patrocinado Sabesp. Felipe voltou dos Emirados Árabes com três medalhas: bronze nos 100m peito; ouro nos 50m peito; e finalizou com o bronze no revezamento 4×100 medley.  

Para-Olímpicos

O esporte para-olímpico ganha mais incentivo ainda essa parceria. Os atletas Daniela Raddi e o campeão mundial André Brasil Esteves ganharão, a partir de agora, mais condições ainda de desenvolver as suas potencialidades. André Brasil, por exemplo, que em agosto voltou do Mundial da Holanda com nove medalhas, poderá encantar ainda mais os brasileiros e o mundo.   

O incentivo à natação não é novo para a Sabesp. Em 2009, também em parceria com o Esporte Clube Pinheiros, a empresa lançou o Projeto CEU e Água.  Crianças de 10 a 14 anos, com potencial para a natação, foram pinçadas por meio de testes nas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).  Os melhores foram adotados pelo  Pinheiros para um programa de formação de futuros nadadores. A menina Milena Lima Araújo, 12 anos, e o garoto Otacilio Gomes Santos, 13, se destacaram e estão competindo pelo clube, com apoio da Sabesp.

Milena é uma das apostas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Entre outros bons resultados, ela foi campeã de dois torneios dentro do Estado de São Paulo em setembro em duas categorias: 100 metros Livre e 100 metros Peito e também nos 200 metros Livre. Já Otacílo Gomes dos Santos alcançou sua maior conquista neste ano ao vencer o Campeonato Paulista, nos 100 metros peito.

O patrocínio da Sabesp à natação do Pinheiros se constitui em um grande incentivo para a manutenção dos talentos já formados e para outros que poderão despontar até a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Este será o maior momento do esporte olímpico brasileiro em todos os tempos e a natação tem se constituído em um dos esportes com maior potencial e expectativa de medalha para o País.

Com o patrocínio, a Sabesp amplia seu leque de atuação, que está também na Cultura (Cinema e Música Clássica), Ecologia e Meio-Ambiente. A Sabesp está entre as cinco maiores empresas do mundo em Saneamento Ambiental e vem ampliando sua linha de atuação nesse segmento, investindo forte na qualificação de seu corpo de colaboradores, no avanço tecnológico e na criação de produtos que possam levá-la à universalização dos serviços de saneamento no estado de São Paulo e a contribuir para que o mesmo aconteça em todo o Brasil. A companhia prevê para 2018 a chegada a essa meta, dentro do estado de São Paulo.

Da Sabesp