Sabesp participa do Viva a Mata com mostra sobre o Projeto Tietê

Evento do SOS Mata Atlântica apresentou no Ibirapuera iniciativas em prol da proteção do bioma

qui, 27/05/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

“Meu pai falou que meu avô pescava no Tietê”, comenta com as amigas a jovem Gabriela Gomes Silva, de 12 anos. “Minha avó contou que até nadava no rio”, emenda Giovana Souza, da mesma idade. A atração da Sabesp Por dentro do Tietê, no evento Viva a Mata, realizado na marquise do Parque Ibirapuera pela SOS Mata Atlântica e parceiros, de 20 a 23 de maio, foi sucesso entre as meninas. O objetivo da instalação, um túnel de 12 metros de comprimento e 2,20 metros de diâmetro, semelhante a uma tubulação gigante, era proporcionar ao visitante uma viagem, com textos, fotos e gráficos, dispostos nas paredes, pela história do rio e a trajetória para a sua recuperação.

Gabriela acha difícil haver sucesso na limpeza do Tietê sem o empenho das pessoas. “Só vão conseguir se a gente ajudar. Todo mundo tem de pensar nisso”, pondera. Por isso, considera muito bom que façam eventos como esse de que está participando. A estudante de Osasco, assim como as colegas Giovana Souza e Victoria da Silva, faz parte da Banda do Banco Bradesco, patrocinador do Viva a Mata. O passeio pelo túnel fez as meninas pensarem como seria bom ter o rio disponível para nadar. “E para passar nas suas proximidades sem precisar tapar o nariz”, completa Victoria. “Gostaria muito de ter um local com água limpa para pescar e mergulhar, bem pertinho de casa”, sonha Gabriela.

O coordenador do estande da Sabesp, Anderson Souza, informou que as atividades que a empresa escolheu para oferecer no Viva a Mata tiveram como foco mostrar a importância de economizar água, cuidar dela e orientar sobre como agir para atingir essas metas. “Isso é feito de maneira divertida, com o jogo Clubinho Sabesp e os personagens Super H2O, o herói da água, e o Ratantan, o vilão”, contou. A empresa também expôs um totem interativo sobre o Projeto Tietê e banners contando as suas principais ações e as de parceiros.

Dia da Mata Atlântica

A SOS Mata Atlântica realizou a 6ª edição do Viva a Mata, evento que celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) com a apresentação das iniciativas em prol da recuperação e preservação do bioma.

O intuito, além de marcar a data, é fortalecer a luta e promover a troca de informações, experiências entre as empresas e instituições responsáveis por elas de todo o Brasil, que mostram os trabalhos em estandes temáticos, de forma lúdica e interativa.

“Mais de 80 mil pessoas participaram do evento em 2009. Seu papel mobilizador é fundamental para chamar a atenção da sociedade para a importância do Bioma Mata Atlântica em nossas vidas”, explica a diretora de gestão do conhecimento da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota.

Cerca de 100 projetos de conservação da Mata Atlântica realizados pela própria Fundação e parceiros apresentaram trabalhos, divididos em estandes com os seguintes temas: Água, Amigos da Mata, Centro de Experimentos Florestais, Conservação Regional, Costa Atlântica, Educação Ambiental, Reciclagem, Fauna e Flora da Mata Atlântica, entre outros. A programação da iniciativa abrangeu ainda debates, teatro, observação de aves, palestras e oficinas.

Da Agência Imprensa Oficial