Sabesp participa de programação de férias do Aquário de SP

Visitantes poderão ver uma maquete que mostra o ciclo do saneamento

qua, 04/07/2007 - 16h44 | Do Portal do Governo

Uma boa dica para aproveitar as férias escolares, é levar as crianças no Aquário de São Paulo que, durante todo o mês de julho, terá a parceria da Sabesp em uma exposição que conta a trajetória do Projeto Tietê – um dos mais importantes programas de saneamento ambiental de todo o mundo.

Além de conhecer tudo o que já foi realizado para a recuperação do principal rio de São Paulo, os visitantes do Aquário também poderão ver uma maquete que mostra o ciclo do saneamento – da captação e tratamento de água para distribuição, à coleta e tratamento dos esgotos, um processo que significa, entre outras coisas, saúde e qualidade de vida.

A programação prevê também a exibição de filmes sobre o Projeto Tietê, sobre os sistemas de tratamento de água e de esgotos, além dos desenhos “A Gota Borralheira” e “Super H2O”, personagens do Clubinho Sabesp.

Também neste mês o Aquário contará com a participação especial do Greenpeace, órgão diretamente ligado a questão da preservação ambiental do planeta.

O Aquário de São Paulo

O Aquário de São Paulo oferece aos visitantes uma oportunidade de conhecer de perto a realidade de diversos ecossistemas aquáticos. O espaço, que possui mais de 3 mil metros quadrados de entretenimento, cultura e educação ambiental, conta com tanques, aquários, aqua-terrários, lagos, painéis descritivos e outras ferramentas educacionais em quatro ambientes: Rio Tietê, Selva Brasileira e Pantanal e Amazônia.

O espaço fica na Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga, São Paulo – tel.: 2273-5500

Projeto Tietê

Desde 1992, quando foi criado, o Projeto Tietê segue firme em seu objetivo de recuperar o principal curso d’água de São Paulo, o Rio Tietê, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do meio ambiente. O objetivo deste projeto é ampliar permanentemente o sistema de coleta e tratamento de esgoto em toda a Região Metropolitana de São Paulo, em etapas sucessivas.

Com a conclusão da segunda etapa, prevista para o ano de 2008, o índice de coleta de esgoto na região metropolitana vai saltar de 80 para 84%, e o de tratamento de 62 para 70%. Estima-se que novas 290 mil ligações domiciliares estarão conectadas ao sistema de coleta da cidade, ou seja, todo este esgoto será tratado antes de ser lançado nos principais mananciais da cidade, principalmente na represa Billings e nos rios Pinheiros e Tietê.

Nesta etapa, também serão construídos 960 km de novas redes coletoras de esgoto, 110 km de coletores-tronco, 33 km de interceptores e 65 elevatórias, sendo que 95% destas obras já foram concluídas.

No interior paulista é visível a melhora da qualidade do rio Tietê já que na primeira etapa houve uma redução de 120 km da mancha poluidora, permitindo que algumas comunidades voltassem a viver da pesca. E na segunda etapa haverá redução de mais 40 km do trecho poluído do rio.

Da Sabesp