Sabesp participa da Reunião do Comitê para Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul

nd

qua, 19/07/2000 - 11h26 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, por meio da Unidade de Negócio Vale do Paraíba, participa nesta sexta-feira, dia 21, da I Reunião Extraordinária do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP.
Entre outros tópicos, os membros do Comitê vão definir os empreendimentos que devem ser realizados dentro do Projeto Inicial para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, com valores da ordem de US$ 40 milhões, previstos para serem financiados pelo Governo Federal, com recursos do Banco Mundial e contrapartidas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Este projeto está em execução pelo Laboratório de Hidrologia da COPPE/UFRJ, com verba da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente e o acompanhamento do Escritório Técnico e das Câmaras Técnicas do CEIVAP.
No Projeto Inicial para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul estão incluídas as obras projetadas pela Sabesp para a despoluição da bacia do ribeirão Vidóca, que representarão um incremento nos índices do tratamento dos efluentes coletados em São José dos Campos, passando dos atuais 45% para 80%, e contribuindo para a despoluição do rio Paraíba do Sul.
Com valores estimados em R$ 12,8 milhões, este empreendimento inclui a realização do projeto executivo do sistema de esgotos sanitários Vidóca, a implantação de dois emissários com extensão total de 4,9 quilômetros, além da construção de uma estação elevatória e de uma linha de recalque com 3,5 km de extensão. O conjunto de obras proposto ao CEIVAP possibilitará o tratamento dos esgotos provenientes do coletor-tronco Senhorinha, cuja implantação está sendo executada com recursos próprios da Sabesp.

Integram o CEIVAP membros representantes dos governos federal, estaduais dos três Estados, prefeituras municipais, sociedade civil e usuários. A I Reunião Extraordinária, realizada neste ano pelo CEIVAP, será instalada a partir das 13 horas, no Auditório da Reitoria, localizado no campus Urbanova, da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, em São José dos Campos.