Sabesp orienta população a não desperdiçar água

Companhia, vinculada à Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos, também ensina como detectar eventuais vazamentos

sex, 02/03/2001 - 14h01 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, realiza uma série de programas para orientar a população a não desperdiçar água. Entre as iniciativas está o Programa de Uso Racional da Água (PURA) que visa disseminar a cultura do não-desperdício.

Entretanto, poucas pessoas sabem que pequenas mudanças nos hábitos cotidianos representam uma grande economia do produto e menos despesas para o bolso. Uma torneira pingando, por exemplo, pode chegar a desperdiçar aproximadamente 230 litros de água tratada por dia, uma válvula hidra desregulada pode jogar fora mais de 300 litros.

A participação da comunidade nas ações para evitar o desperdício é fundamental. Algumas atitudes como não deixar torneira pingando, não deixar água escorrendo enquanto escova os dentes e aprender a detectar vazamentos podem representar a economia de milhares de litros de água.

Técnicos da Sabesp ensinam a verificar vazamentos no próprio imóvel. Veja como é fácil:

– Feche o registro do cavalete, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (torneira do jardim ou do tanque), e espere até a água parar de correr. Posteriormente, coloque um copo cheio até a boca da torneira e se houver sucção da água do copo, é sinal que há vazamento no ramal;

– Mantenha aberto o registro cavalete, feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários. Feche também todas as torneiras das bóias da caixa residencial, não permitindo a entrada da água. Marque a posição do ponteiro maior do hidrômetro e, após uma hora, verifique se ele se movimentou; em caso afirmativo, há vazamento no ramal alimentado pela rede. O mesmo método pode ser utilizado marcando o nível de água da caixa. Se ele baixar, é porque existe vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d´água;

– Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário e se a cinza não parar no fundo do vaso, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Obs: Nas bacias cuja saída da descarga for localizada atrás (na direção da parede), deve-se fazer este teste, esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular a água, há vazamento;

– Vazamentos em reservatórios de edifícios: Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e depois feche também a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, no mínimo, verifique se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento no reservatório.

A Sabesp tem à disposição do público folhetos e manuais explicativos sobre economia, desperdício e lavagem de caixa d´água. Este material pode ser obtido gratuitamente nas agências de atendimento comercial da Companhia.